Esse site utiliza cookies
Professoras da UFT participam da X Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciências Sociales
Entre os dias 9 e 12 de junho, a X Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciências Sociales - Horizontes y transformaciones para la igualdad: Democracias, resistencias, comunidades, derechos y paz” (CLACSO 2025) reuniu em Bogotá, Colômbia, pesquisadores e ativistas para debater temas como democracia, resistências e direitos sociais. O evento, organizado pelo Conselho Latino Americano e Caribenho de Ciências Sociais, teve como destaque a eleição de Pablo Vommaro como novo Diretor Executivo da entidade para o período 2025-2028.
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) marcou presença no evento com as professoras Fabiana Scoleso e Patrícia Orfila Barros dos Reis, que representaram o curso de Especialização em Estudos Latino-Americanos e Territorialidades (PGELAT). Ambas não apenas apresentaram suas pesquisas, mas também atuaram como mediadoras em mesas temáticas, contribuindo para as discussões acadêmicas do encontro.
A professora Fabiana Scoleso apresentou a pesquisa “Dinâmicas globais e efeitos locais da expansão da fronteira agrícola sobre o território do MATOPIBA: dilemas socioterritoriais e socioambientais no Capitaloceno”, desenvolvida no âmbito do GT CLACSO Fronteras, Regionalización e Globalización e do Grupo de Estudos Globais e América Latina (Gegal/UFT). Além disso, ela mediou as mesas sobre economia e meio ambiente, abordando modelos de desenvolvimento e mudanças climáticas.
Já a professora Patrícia Orfila expôs o trabalho “A produção capitalista do espaço urbano em Palmas como resultado de intensa acumulação: interlocuções entre gênero e raça”, vinculado a grupos de pesquisa da UFT e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Ela também foi mediadora da mesa dedicada às territorialidades e disputas pelo espaço público, trazendo à tona questões urbanas e sociais relevantes para a região.
O evento contou ainda com a participação da estudante de Relações Internacionais Luna Emanuela Monteles Silva, orientada pela professora Fabiana, que apresentou sua pesquisa sobre transição energética e produção de biocombustíveis na região do Matopiba. A presença das docentes da UFT nas oficinas e mesas de debate evidenciou a contribuição da universidade para o avanço das ciências sociais na América Latina, fortalecendo o diálogo sobre desafios socioambientais e territoriais na região.