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    Docente da UFT apresenta projeto de letramento digital com foco na inclusão social na X Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais (CLACSO)
    ARRAIAS

    Docente da UFT apresenta projeto de letramento digital com foco na inclusão social na X Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais (CLACSO)

    Evento reuniu pesquisadores de diversos países com o objetivo de fomentar o diálogo crítico sobre os desafios sociais, políticos, culturais e tecnológicos enfrentados pelas sociedades contemporâneas

    Por  deniseneves  | Publicado em 16/06/2025 - 12:29  | Atualizado em 25/06/2025 - 18:47
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    Entre os dias 9 e 12 de junho de 2025, o Professor Dr. Leonardo Rodrigo Soares, docente do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Câmpus Arraias –, participou da X Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales (CLACSO), realizada em Bogotá, Colômbia. O evento, de reconhecida relevância internacional, reuniu pesquisadores e pesquisadoras de diversos países, com o objetivo de fomentar o diálogo crítico sobre os desafios sociais, políticos, culturais e tecnológicos enfrentados pelas sociedades contemporâneas.

    O professor integrou o eixo temático 7 – Direitos, Culturas, Sociedades Digitais e Comunicação –, com a apresentação do trabalho intitulado “Letramiento Digital como Instrumento de Inclusión Social: reflexiones, impactos y prácticas”. O estudo decorre das ações de curricularização da extensão realizadas pelo docente ao longo do ano de 2024, as quais buscaram promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo de forma efetiva para a transformação social por meio da educação digital.

    A iniciativa, desenvolvida no âmbito da UFT – Câmpus Arraias, consistiu na implementação do projeto Letramento Digital como Instrumento de Inclusão Social, que teve como principal objetivo sensibilizar e capacitar a comunidade acadêmica dos diferentes cursos de graduação, bem como a comunidade externa de Arraias e municípios vizinhos, para o uso ético, crítico e consciente das tecnologias digitais. Em consonância com os princípios da responsabilidade social universitária, a proposta visou enfrentar os efeitos da exclusão digital e suas implicações nos âmbitos educacional, profissional e cidadão.

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    Com um enfoque pedagógico baseado em metodologias ativas e práticas colaborativas, o projeto desenvolveu, ao longo de dois semestres, um ciclo de aulas expositivo-dialogadas e oficinas temáticas, abordando os seguintes conteúdos:

    1. Pesquisa na internet e em fontes confiáveis;

    2. Avaliação crítica de diferentes fontes de informação online;

    3. Comunicação digital e uso de ferramentas interativas;

    4. Produção de conteúdo digital;

    5. Segurança no ambiente virtual;

    6. Uso responsável das redes sociais;

    7. Identificação e combate às fake news;

    8. Direitos autorais e propriedade intelectual no contexto digital.

    Segundo o professor, em uma sociedade marcada pela crescente digitalização das relações sociais, profissionais e educacionais, torna-se urgente e necessário capacitar indivíduos para que possam exercer plenamente sua cidadania no ambiente digital. A ausência de competências digitais básicas acarreta não apenas a intensificação das desigualdades sociais, mas também a marginalização de grupos vulneráveis em termos de acesso à informação, oportunidades de trabalho e participação democrática.

    Do ponto de vista da inclusão social, o projeto destacou-se por integrar participantes de diferentes faixas etárias e níveis de familiaridade com as tecnologias, promovendo um ambiente de aprendizagem respeitoso, colaborativo e transformador. Ao garantir o acesso à formação digital para indivíduos que, em muitos casos, não dispunham de meios ou oportunidades para tal, a iniciativa contribuiu significativamente para a redução das barreiras de acesso ao conhecimento e à informação, promovendo maior equidade e justiça social no uso das tecnologias.

    Em síntese, o impacto social da ação foi amplamente reconhecido, ao proporcionar uma mudança efetiva na relação dos participantes com o universo digital. Por meio do desenvolvimento do pensamento crítico, da aquisição de competências digitais e da valorização da autonomia dos sujeitos, o projeto se mostrou uma ferramenta estratégica e potente para o empoderamento da população local. Ao preparar os participantes para atuarem como protagonistas nos espaços digitais e nas práticas sociais mediadas por tecnologias, a iniciativa reafirma o papel transformador da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.


    Texto e fotos por Leonardo Rodrigo Soares (Professor do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental (Câmpus Sérgio Jacintho Leonor / Arraias)

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    Tags:  Arraias,  Turismo Patrimonial e Socioambiental.  
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