Esse site utiliza cookies
Preferência dos participantes da primeira edição de 2025 da prova do Exato foi escrever textos do tipo dissertativo-argumentativo
Foram liberados nesta terça-feira (10) para consulta individual dos participantes da primeira edição de 2025 do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) os boletins de desempenho, com as notas obtidas na prova em todas as áreas de conhecimento avaliadas. Além disso, os participantes também podem conferir na plataforma o espelho da correção da redação, e assim saber como se saíram e quais pontos precisam melhorar na produção de textos.
A primeira edição do Exato de 2025, realizada no dia 18 de maio, teve 8.827 inscritos, mas 1.670 faltaram no turno da manhã, quando foi aplicada a prova de redação. Como não há nota de corte no exame, todas as redações válidas são corrigidas, o que permite a todos os participantes conferirem seu desempenho na produção de texto.
Assim, esta edição do Exato teve 7.049 redações corrigidas, descontadas, além das provas dos ausentes, 65 redações entregues em branco e 43 anuladas. A redação teve como tema “Os impactos das tecnologias na inclusão de pessoas com deficiência visual”, e, sobre isso, os participantes puderam optar entre dois gêneros textuais para escrever: 93% dos estudantes escolheram escrever textos do tipo "dissertativo-argumentativo" e 7% optaram pelo gênero "carta do leitor".
Conforme o edital, a correção das redações é feita de forma anônima e com base em diferentes competências, como domínio da escrita formal da Língua Portuguesa; compreensão da proposta e aplicação de conceitos; organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; capacidade de construção da argumentação e, no caso dos textos dissertativos-argumentativos, apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado.
Como as redações devem ser anônimas, qualquer desenho, recado, nome, número de inscrição, mensagem religiosa, rubrica ou outra marca feita na folha de texto, que é desidentificada na hora da entrega pelo participante, causa a anulação da redação. Além disso, trechos escritos com letras ilegíveis e muitas rasuras são alguns dos principais motivadores de perda de pontuação.
Segundo informações divulgadas de forma anônima pela banca de avaliadores, que preserva o sigilo de todas as informações críticas e individuais sobre as correções, outra recorrência é a cópia parcial ou até mesmo total dos textos motivadores. Há casos também de fuga parcial e total do tema, em que o candidato ignora o tema proposto e escreve sobre outro assunto, sendo fuga total ao tema é motivo para zerar a pontuação da redação.
Leia também: