Esse site utiliza cookies
Com o tema da redação "Os Impactos das Tecnologias na Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual", prova é aplicada neste domingo, 18
Neste domingo, 18 de maio, ocorre a primeira edição de 2025 do Exato, o Exame de Acesso ao Ensino Superior no Tocantins, realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO). As provas estão sendo aplicadas em 14 municípios do Tocantins e têm previsão de mais de 1,4 mil vagas disponíveis para acesso em uma das três Instituições no segundo semestre.
O exame é dividido em dois turnos. Pela manhã, das 8h10 às 12h10, os candidatos respondem 20 questões de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” e 20 de “Matemática e suas Tecnologias”, além de redigir uma redação de até 30 linhas. À tarde, das 14h40 às 18h40, resolvem 20 questões de “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e 20 de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”.
A proposta de redação, divulgada após o período de sigilo, envolve temas atuais. Os candidatos puderam escolher entre escrever um texto dissertativo-argumentativo ou uma carta ao leitor. O tema está relacionado a macrotemas entre três opções previstas no edital: “Meio ambiente: sustentabilidade, clima e modos de produção”, “Tecnologia e inovação na sociedade contemporânea” ou “Diversidade cultural, território, povos originários e comunidades tradicionais”. e esse ano teve como tema "Os impactos das tecnologias na inclusão de pessoas com deficiência visual". um assunto que está muito presente na nossa atualidade.
A estudante Bruna participa do exame pela primeira vez e compartilha suas expectativas para a prova, “Eu não tenho ideia de como vai ser. Estou um pouco nervosa, porque é um estilo diferente do que estou acostumada, mas tenho certeza de que vai dar certo principalmente este primeiro período, por ser onde tenho mais facilidade, de acordo com os conteúdos. Estou um pouco receosa em relação à redação, mas vai dar certo, porque o meu preparo foi bom”, afirmou.
A aluna Ana Lívia, que recebe o apoio dos pais durante a preparação, também falou sobre suas expectativas “Estou confiante. Acho que, desta vez, vai dar certo. Estudei bastante, me esforcei muito e tive o incentivo dos meus pais”, comentou.