Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Exame dobra participação e diminui abstenção em relação a edição anterior
    EXATO 2025/1

    Exame dobra participação e diminui abstenção em relação a edição anterior

    Dos 8.827 participantes com inscrições confirmadas, somente 1.780 faltaram, o que representa 20,17% de abstenção

    Por  Anne Karoline e Paulo Lourenço | Revisão: Daniela Camargos  | Publicado em 18/05/2025 - 21:06  | Atualizado em 22/05/2025 - 22:45
    Compartilhe:

    Candidatos do Exato — Exame de Acesso ao Ensino Superior no Tocantins (Foto: Anne Karoline/Sucom-UFT).

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) aplicaram neste domingo, 18 de maio, a segunda edição (primeira de 2025) do Exato — Exame de Acesso ao Ensino Superior no Tocantins. As provas foram realizadas em 14 cidades: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis. O exame contou com 80 questões de múltipla escolha e uma redação com o tema: “Os impactos das tecnologias na inclusão de pessoas com deficiência visual.”

    O caderno de provas e o gabarito preliminar devem ser divulgados no mesmo dia da aplicação, após as 19h. Segundo o edital, em caso de desacordos com o gabarito, os candidatos poderão enviar recursos no dia 19 de maio, com previsão de análise e liberação final para o dia 30. Já os boletins de desempenho individual e os espelhos das redações têm estimativa de estarem disponíveis em 10 de junho de 2025.

    Um dia de Exato!

    Estudante Gabriel Ângela Silva Paz (Foto: Anne Karoline/Sucom-UFT)
    Estudante Ana Luisa Parecida Vieira (Foto: Anne Karoline/Sucom-UFT)

    Após uma manhã e tarde de prova, com 80 questões respondidas e uma redação escrita, a estudante Ana Luisa Parecida Vieira avaliou a prova como muito boa. “Gostei muito, não estava difícil e trouxe temas importantes. Foi didática e fácil de responder", disse ela.

    E concordando com Ana, Gabriel Ângela Silva Paz também elogiou a avaliação. “Gostei muito da prova, foi bem feita, com questões bem formuladas. Minhas expectativas são as mais altas possíveis com os resultados. A prova foi bem construída, com conteúdos adequados para uma avaliação justa, conforme o padrão da UFT e de outras instituições", comentou.

    E atenção, participantes! Cada instituição conveniada ao Exato divulgará seus próprios editais com os critérios dos processos seletivos que usarão a nota do exame para ingresso no segundo semestre de 2025.

    Abstenção

    De acordo com a Comissão Permanente de Seleção (Copese), dos 8.827 candidatos com inscrições confirmadas, somente 1.780 candidatos faltaram, o que representa 20,17% de abstenção, número menor que a primeira edição realizada. Durante a aplicação da prova, candidatos demonstraram satisfação com a estrutura do exame e mantêm expectativas positivas quanto ao resultado.

    A coordenadora da Copese, Ana Santos, explicou que o número de participantes mais que dobrou em relação à primeira edição, realizada em 2024. Segundo ela, o crescimento se deve à ampliação no número de municípios onde o exame foi aplicado — que passou de cinco para quatorze — e às parcerias firmadas com o IFTO e a UFNT. Ela afirmou que essas mudanças ampliaram o alcance do exame e atraíram mais inscritos.

    "A primeira edição do Exato 2025 dobrou o número de participantes em relação a de 2024, e isso foi impulsionado pela expansão de cinco para quatorze municípios de aplicação e pelas parcerias com IFTO e UFNT. Então, tudo isso aumenta esse público que faz o exato, capta mais pessoas", disse ela.

    Ana Santos também destacou que a abstenção caiu de 25% na edição anterior para 20% neste ano. Ela considerou esse resultado positivo, mesmo reconhecendo que algumas desistências ocorrem por motivos pessoais, muitas vezes fora do alcance da organização. Para ela, o trabalho de estruturação, divulgação e envolvimento das equipes nas cidades e escolas contribuiu para a redução do número de faltas.

    "Sabemos que, às vezes, acontecem algumas desistências por vários motivos, muitos de ordem pessoal que a gente também não tem como alcançar ou resolver. Mas toda a estrutura para receber os alunos, de divulgação, todas as pessoas trabalhando para que as informações chegassem nos municípios, nas escolas e nos participantes, é um dos motivos pelo qual a gente atribui essa diminuição da abstenção", finalizou.

    Dito isto, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) agradece a todos os 845 colaboradores que ajudaram na dívulgação e execução deste exame. O trabalho de vocês foi essencial para o sucesso dele!

    Acesse a página do Exato 2025 - 1ª Edição


    Tags:  Exato,  UFNT,  IFTO,  UFT,  Prograd,  Copese.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.