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Universidade Federal do Tocantins
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    CâmpusCâmpus de PalmasCursosGraduaçãoArquitetura e Urbanismo
    Apresentação

    Apresentação

    A Arquitetura é a arte e a técnica de projetar edificações ou ambientes para abrigar as diferentes atividades humanas. Nesse sentido, o bacharelado em Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo geral formar profissionais capacitados para projetar, planejar e gerenciar construções, bem como a realizar intervenções em espaços públicos e privados.

    Por uma perspectiva mais ampla, essa graduação também busca preparar os alunos para lidar com grandes desafios contemporâneos, como as questões de sustentabilidade ambiental e acessibilidade, além de promover a capacidade crítica e reflexiva dos estudantes a respeito de temas como a preservação do patrimônio, a paisagem humana no contexto social e cultural, e as formas de ocupação e utilização dos espaços urbanos, especialmente considerando as particularidades do estado do Tocantins e da Região Norte do país.

    Dessa forma, os profissionais formados em Arquitetura e Urbanismo são capazes de atuar em diversas áreas, como planejamento urbano, arquitetura de interiores, projetos paisagísticos, patrimônio histórico e outros, tanto no setor público quanto no setor privado.

    O Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da UFT foi criado em 1993, ainda na Universidade do Tocantins (Unitins), tendo sido incorporado à Universidade Federal do Tocantins em 2000. Essa graduação engloba tanto disciplinas teóricas, como estética e história da arte, quanto disciplinas de caráter mais prático, onde os alunos e as alunas aprendem cálculo estrutural, características e aplicações de diferentes materiais, técnicas e tecnologias de construção, normas de instalações prediais e outros tópicos. Seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), atualizado em 2022, trouxe dinamização na sua estrutura curricular e mais oportunidades de práticas extensionistas aos estudantes, com o objetivo de formar excelentes arquitetos e arquitetas no contexto local de Palmas e regional.

    O Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo é oferecido na modalidade presencial, em turno integral, no Câmpus de Palmas, e tem duração mínima de dez semestres (cinco anos).

    Ficha Técnica

    1Identificação do Curso2Regulação e Reconhecimento3Indicadores de Qualidade

    Curso

    ARQUITETURA E URBANISMO

    Código e-MEC:

    17152

    Local:

    Câmpus de Palmas

    Grau:

    Bacharelado

    Modalidade:

    Presencial

    Turno:

    Integral

    Duração Mínima:

    10 semestres (05 anos)

    Duração Máxima:

    15 semestres (7,5 anos)

    Carga Horária:

    3.600 horas

    Vagas:

    50 por ano

    Formas de Ingresso:

    Vestibular, processo seletivo com notas do Enem ou Sisu. Acompanhe os editais aqui.

    Área CNPq:

    Ciências Sociais Aplicadas

    Áreas de Atuação:

     

    item

    documentos

    Criação:

    Decreto Estadual nº 9.203, de 13/12/1993 e Resolução Unitins/CODIR nº 016, de 14/12/1993

    Autorização:

    Decreto Estadual nº 9.203, de 13/12/1993 e Resolução Unitins/CODIR nº 016, de 14/12/1993

    Reconhecimento:

    Decreto nº 855/1999, de 08/11/1999– CEE/TO

    Renovação do Reconhecimento:

    • Decreto Estadual nº 1.855, de 16/09/2003 - DOE de 30/09/2003
    • Portaria MEC nº 250 de 07/07/2011. DOU de 08/07/2011, S. 1, p. 25.
    • Portaria MEC n.° 286 de 21/12/2012. DOU de 27/12/2012, S. 1, p. 13.
    • Portaria MEC n.° 794 de 14/12/2016. DOU de 15/12/2016, S. 1, p. 43.
    • Portaria MEC n.º 918 de 27/12/2018. DOU de 28/12/2018, S. 1, p. 206.
    • Portaria MEC n.º 110 de 04/02/2021. DOU de 05/02/2021, S. 1, p. 55.

    indicadores

    conceito

    Conceito Enade:

    4 (2023)

    Conceito Preliminar de Curso (CPC):

    4 (2023)

    Conceito de Curso (CC):

    -

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):

    4 (2023)

    Entenda os Indicadores

    Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.

    Conceito Enade

    O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

    Conceito Preliminar de Curso (CPC)

    O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

    Conceito de Curso (CC)

    O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)

    O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.

    Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação
    Resoluções do Conselho Nacional de Educação CNE-CP


    Tags:  Arquitetura e Urbanismo,  Palmas.  
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