Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    CâmpusCâmpus de Palmas
    Sobre o Município

    Sobre o Município

    1Apresentação2Ficha Técnica3Hino4Identidade5Mapa

    Texto: Vanessa Sabino e Bianca Zanella

    Capital do Tocantins e situada na região central do estado, Palmas possui 300 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com a melhor qualidade de vida entre as capitais e cidades do norte brasileiro, o crescimento demográfico palmense é o maior registrado durante a primeira década do século XXI. Seu projeto urbanístico específico, com obras arquitetadas por Oscar Niemeyer, foi construído a partir da ideia de que Palmas seria a nova sede do governo tocantinense. Tal feito facilitou a entrada de diversos imigrantes no seu território.

    Vista áerea da capital Palmas. Foto: Governo do Tocantins

    A cidade palmense nasceu em 1989 e detém o título de mais nova capital estadual do Brasil. O seu centro logístico é um dos principais do norte do Brasil pelo fato do município estar localizado às margens da Ferrovia Norte-Sul. No transporte hídrico, Palmas também ganha destaque pelo rio Tocantins, que é responsável pela formação das suas 9 praias de água doce,

    O relevo heterogêneo do município palmense é formado por planícies e formações de maior altitude, como a região da serra do Lajeado. Essas características contribuem para a criação de animais e a plantação de grãos. Sua vegetação é constituída pelo Cerrado e existem diversas áreas de preservação ambiental encontradas, sendo Palmas a 1º capital mais sustentável do norte brasileiro e a 11º do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades.

    O mapa do Tocantins pode ser conhecido e caminhado na Praça dos Girassóis, localizada em Palmas. O calçamento em pedra portuguesa, contornado pelos jardins, tem a forma do território tocantinense. Foto: Governo do Tocantins

    No âmbito cultural, a cidade palmense conta com diversos espaços que valorizam a identidade local, como o Museu Histórico do Tocantins, o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e o Parque Cesamar. A capital também possui a Praça dos Girassóis, a maior da América Latina e a quarta maior do mundo em extensão, com quase 800 mil metros quadrados.

    Um dos principais pontos turísticos de Palmas, o Parque Cesamar é característico pela criação de capivaras, que é um animal querido na capital. Foto: Prefeitura de Palmas
    O Museu Histórico do Tocantins, localizado em Palmas, foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins. Foto: Governo do Tocantins

    As principais atrações culturais de Palmas ficam por conta dos festejos juninos, sendo que os gêneros mais encontrados são o forró, o sertanejo, o piseiro e os ritmos paraenses, como o brega. Além disso, as exposições agropecuárias são bastante influentes na região.

    Diante de tanta riqueza cultural e localização geográfica privilegiada, Palmas se caracteriza economicamente pelo desenvolvimento do agronegócio e do setor administrativo. As micro empresas são as mais comuns no município, compondo mais de 80% das 4394 empresas palmenses, de acordo com o Sebrae. Dessa maneira, a Universidade Federal do Tocantins aparece como importante motivador do ensino profissionalizante na área de gerenciamento empresarial a partir da implantação do Curso de Graduação em Administração, possibilitando à capital tocantinense mais relevância no cenário econômico brasileiro.

    Saiba mais sobre o município acessando o site da Prefeitura de Palmas.

    PALMAS

     

    Cidades limítrofes:

    Lajeado, Miracema, Monte do Carmo, Porto Nacional

    Código IBGE:

    1721000

    Fundação:

    20 de maio de 1989 

    Fuso horário:

    Hora de Brasília (UTC−3)

    Gentílico:

    Palmense

    Canto de Palmas

    Palmas, na manhã do teu nascer
    Vejo a esperança florescer num sonho lindo de viver

    Vejo o futuro no horizonte
    O teu povo vem à fonte no coração de quem quer vencer
    Tua grandeza depende dessa gente
    Que unida te fará maior

    Te amo, Palmas
    E no seio de tuas serras recebeste todos
    E os fizeste filhos da terra
    Te amo, Palmas
    E a beleza do pôr-do-Sol
    E o berço de tua história onde vivem os girassóis
    Te amo, Palmas
    Como amo o Tocantins
    Que abriste os portais dessa beleza sem fim

    Fonte: Prefeitura de Palmas

    Etimologia: a escolha pelo nome Palmas vem de uma homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista do Tocantins, instalada em 1809 na barra do Rio Palma com o Rio Paranã. Outro fator de influência foi a grande quantidade de palmeiras na região.

    A capital do Tocantins, Palmas, se situa na região central do Tocantins. Confira a sua localização.

    Conheça o câmpus da UFT em Palmas


    Tags:  Município,  Palmas.  
    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.