Curso de Especialização em Educação Matemática

O Curso de Especialização em Educação Matemática, constituído por educadores mestres e doutores do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins/Campus de Araguaína, tem por objetivo oferecer aos professores de matemática o desenvolvimento de habilidades e competências, o aprimoramento e o contínuo aperfeiçoamento de ações instrumentais, no campo da educação matemática, quando de sua atuação na prestação de serviços educacionais, reforçando e aprofundando seu conhecimento teórico/prático, sobre a área de atuação profissional.

O surgimento e manutenção deste curso se deve à necessidade latente destes professores de matemática do Tocantins em dar continuidade à sua formação docente. Criado em 2010, com ingresso da primeira turma em 2011, o curso tem duração de 01 (um) ano, apresentando oferta anual de turma com 30 vagas.

Atualmente (2014) o curso está formando a 4ª turma composta por professores de matemática com comprovada experiência docente, muitos deles ex-alunos tanto do Curso de Licenciatura em Matemática quanto do extinto Curso de Ciências/Matemática da UFT-Campus de Araguaína.

"Contribuir para a formação profissional do professor de matemática do Estado do Tocantins, de modo que o mesmo entre em contato com as atuais discussões da Educação Matemática é uma das missões do Curso de Licenciatura em Matemática", afirma o atual coordenador do curso, prof. Adriano Fonseca.

Resolução Consepe 33/2010

Regimento do Curso de Especialização em Educação Matemática

Projeto Pedagógico Especialização em Educação Matemática 2014

Edital Especialização em Educação Matemática 2014.

Histórico de Disciplinas Especialização (2011-2014).

Projeto Pedagógico Especialização em Educação Matemática 2019

Ficha de inscrição 2019