Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Museu de Morfologia do Câmpus de Palmas passa a contar com câmara fria para conservação de acervo biológico
    LABORATÓRIOS DA SAÚDE

    Museu de Morfologia do Câmpus de Palmas passa a contar com câmara fria para conservação de acervo biológico

    A estrutura reforça o papel do Museu na educação ambiental, na saúde e na divulgação científica

    Por  Marlon Brito  | Publicado em 11/04/2025 - 18:29  | Atualizado em 11/04/2025 - 18:44
    Compartilhe:

    O Museu de Morfologia do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) adquiriu uma nova câmara fria em seu conjunto de equipamentos voltados à conservação de espécimes biológicos. A estrutura foi instalada no Laboratório do Museu de Morfologia, que integra o Departamento de Gestão de Laboratórios da Saúde (DGLS).

    Um grupo de onze pessoas está reunido em um corredor iluminado. Todos estão sorrindo e olhando para a câmera. As pessoas estão em pé lado a lado, formando duas fileiras, e vestem roupas casuais. Ao fundo, é possível ver uma porta aberta que dá acesso a outro ambiente. A foto transmite um clima amistoso e de colaboração, possivelmente relacionada a uma conquista ou evento institucional.
    Equipe do Museu de Morfologia da UFT durante a instalação da nova câmara fria (Foto: Divulgação)

    Investimentos e parcerias viabilizaram a estrutura

    A aquisição foi viabilizada com apoio financeiro da Chamada do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), recursos do edital Universal de Pesquisa da UFT n.º 034/2023 e contou com suporte da Coordenação de Infraestrutura (Coinfra) para adequações e instalações. O compartimento refrigerado assegura a conservação de espécimes biológicos que exigem controle de temperatura, preservando sua integridade para estudos anatômicos, como taxidermia e morfologia. A estrutura contribui para a qualidade das ações de ensino, pesquisa e extensão, reforçando o papel do Museu na educação ambiental, na saúde e na divulgação científica.

    Exemplar simbólico inaugura a nova estrutura

    A unidade de refrigeração será a nova casa de recepção e repouso de exemplares como o “Zeca”, um tamanduá-bandeira oriundo da Reserva Conservacionista Piracema, parceira do Museu de Morfologia, e o primeiro exemplar a ser armazenado no local. O espaço também abrigará outros animais de pequeno e grande porte, doados à UFT após o óbito. Esses exemplares são utilizados em estudos que promovem o conhecimento sobre as espécies e fortalecem práticas de preservação, taxidermia, morfologia e outras áreas da pesquisa científica.

    Relevância para a educação ambiental e pesquisa

    Para Tainá de Abreu, professora e coordenadora do Museu de Morfologia, a instalação representa um avanço. "A câmara fria desempenha um papel fundamental no armazenamento de animais de grande porte que chegam ao Museu de Morfologia após o óbito. Os animais guardados na câmara fria serão posteriormente taxidermizados e se tornarão aliados importantes nas atividades de educação ambiental promovidas pela instituição", explicou.

    “A aquisição da câmara fria representa um significativo avanço para as atividades de pesquisa, ensino e extensão, proporcionando novas alternativas para a conservação e preservação do acervo do Museu de Morfologia e do Laboratório de Anatomia da UFT, em Palmas”, disse a professora Gabriela Ortega, que também ressaltou os impactos positivos da aquisição para a comunidade acadêmica.

    Michele Perim, técnica do laboratório de anatomia coordenadora do DGLS, reforçou a importância da nova estrutura para a rotina do laboratório. “Para as demandas das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, esta aquisição tem grande valia, pois supre uma necessidade que há anos nos prejudicava quanto ao recebimento e armazenamento desses bens, que necessitam de uma preservação adequada até sua completa finalidade, que é o estudo, após devidamente conservados.”, afirmou.

    Compromisso institucional com o desenvolvimento científico

    O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, destacou o trabalho conjunto da equipe envolvida no projeto. “Enquanto gestor, professor e pesquisador, fico orgulhoso em momentos como esse. A dedicação desta equipe tem sido essencial para organizar aulas e ainda receber visitantes com excelência. Com ações como essa, a UFT reforça sua missão de oferecer ensino de qualidade, fomentar a pesquisa e promover a extensão universitária; além de demonstrar o potencial dos cursos do Câmpus de Palmas, com o envolvimento de nossos professores, técnicos e alunos no desenvolvimento científico do Tocantins”, comemorou.

    “Com a nova câmara fria, o Museu de Morfologia consolida-se como referência regional no cuidado, preservação e uso pedagógico de acervos biológicos, reforçando seu compromisso com a educação ambiental e a divulgação científica. E queremos agradecer a todos os envolvidos na realização do projeto, o pessoal do Departamento de Gestão de Laboratórios da Saúde (DGLS), a direção do Câmpus de Palmas, a Coordenação de Infraestrutura (Coinfra), a Diretoria de Engenharia e Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC), a Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) e à empresa Redefrio de Palmas, responsável pela execução e manutenção da estrutura”, finalizou Tainá.

    Notícias relacionadas

    Museu de Morfologia lança livro sobre o Renascimento da Fauna Silvestre
    Museu de Morfologia lança livro sobre o Renascimento da Fauna Silvestre
    Friday, 19 de November de 2021
    Comitiva Esperança visita Museu de Morfologia no Câmpus de Palmas
    Comitiva Esperança visita Museu de Morfologia no Câmpus de Palmas
    Tuesday, 27 de June de 2023
    Você sabe o que é taxidermia? Conheça o trabalho do Museu de Morfologia da UFT
    Você sabe o que é taxidermia? Conheça o trabalho do Museu de Morfologia da UFT
    Thursday, 09 de June de 2022


    Tags:  Palmas,  Museu de Morfologia,  Propesq,  Medicina,  Enfermagem,  Nutrição.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.