Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Você sabe o que é taxidermia? Conheça o trabalho do Museu de Morfologia da UFT
    Pesquisa

    Você sabe o que é taxidermia? Conheça o trabalho do Museu de Morfologia da UFT


    Por  moura.glenda  | Publicado em 09/06/2022 - 19:33  | Atualizado em 13/05/2024 - 21:21
    Compartilhe:

    A taxidermia é a arte de montar/empalhar animais para estudos científicos ou exibições, utilizando diversas técnicas de preservação, buscando atingir o maior grau de fidelidade possível. Na Universidade Federal do Tocantins, o Museu de Morfologia é quem se dedica a essa atividade.

    ''Nós montamos as peças para servir de modelo didático, mas também como educação ambiental'', comenta a professora Tainá de Abreu, docente de Anatomia do curso de Nutrição da UFT. Durante o processo, os estudantes têm a oportunidade de aprender mais sobre anatomia, hábitos, comportamentos e até mesmo as expressões faciais dos animais, bem como compreender melhor questões ecológicas e proteção animal.

     

    Histórias trágicas

    Os animais chegam ao Museu de Morfologia por meio de um convênio estabelecido com o Naturatins, órgão ambiental do estado do Tocantins. Os corpos desses animais revelam certo histórico de violências pelas quais passaram em vida.

    ''A maioria dos nossos animais são vítimas de tráfico ou foram atropelados. A maioria das aves que eu já preparei no laboratório estavam com asas fraturadas ou cortadas. São animais com um histórico de vida bem triste, eles sempre têm uma história muito trágica'', conta Tainá de Abreu.

    Há divergência também entre as versões oficiais das mortes e aquilo que é descoberto após o trabalho de taxidermia. ''Recebemos uma jaguatirica como atropelada, mas ao examiná-la descobrimos algumas surpresas. Encontramos fraturas na pata e na pelve, além de chumbinho'', relata a docente. Outro caso parecido foi o de uma anta adulta que também chegou como atropelamento e, posteriormente, foram identificadas lesões na mandíbula e sinais de bala.

     

    Evento

    Nesta sexta-feira (10), o Museu de Morfologia da UFT realizará uma palestra sobre a fauna silvestre no Tocantins, com Tainá de Abreu, professora do curso de Nutrição; e Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves, inspetora de recursos naturais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). O evento ocorrerá no auditório da nova Reitoria, às 15h. 

    Na mesma tarde, haverá o lançamento do livro ''Renascimento da Fauna Silvestre no Museu de Morfologia'', projeto em parceria com o Naturatins, o Conselho Regional de Biologia e a Associação Tocantinense dos Biólogos. Além disso, acontecerá uma exposição dos animais taxidermizados pelo Museu de Morfologia e o sorteio de brindes.

    Para participar e receber a certificação, basta fazer a inscrição gratuitamente neste link. Aos que puderem ajudar, a organização receberá doações de leite zero lactose para a  alimentação dos animais acolhidos no Centro de Fauna do Tocantins (Cefau).

     

     

     


    Tags:  Palmas,  Home,  Museu de Morfologia.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.