Esse site utiliza cookies
“Festival Gastronômico de Arraias” é o tema do videocast Fazer Ciência” da UFT TV
O Festival Gastronômico de Arraias, conhecido por valorizar a memória, a história e o saber fazer das comunidades tradicionais do sudeste tocantinense, retorna em 2024 com uma proposta ampliada e traz os sabores da região das Serras Gerais. Na sua quinta edição, o Festival Gastronômico tem o objetivo de estimular a produção de pratos criativos com ingredientes do cerrado e movimentar a economia da região.
Originado do projeto de extensão e pesquisa intitulado GosTO, o festival teve início em 2017 coordenado pela professora Thamyres Andrade, docente do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, no Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins. O festival celebra e preserva a tradição culinária local com a apresentação de pratos, a partir dos frutos e grãos do cerrado. O evento ocorre nos dia 18 e 19 de outubro, com a venda de pratos que disputam a premiação neste ano e apresentações musicais na Praça da Matriz.
Neste episódio do videocast Fazer Ciência, a professora Thamyres apresenta a história do festival, as dificuldades, as parceiras, as emoções de vivenciar a análise dos pratos e a mobilização dos alunos, docentes e comunidade de Arraias na execução do evento.
Fazer Ciência!
Com o objetivo de divulgar as pesquisas que são desenvolvidas pelos servidores e alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), além de aproximar a educação, ciência e tecnologia desenvolvidas no âmbito acadêmico ao dia a dia da sociedade, a Diretoria de Rádio e TV lançou no dia 12 de setembro, o programa Fazer Ciência, no Canal @UFTTV disponível na plataforma de vídeos Youtube.
Com o formato de videocast, uma versão em vídeo de um podcast, o programa será quinzenal e contará com 10 episódios nesta primeira temporada. Quem conversa com os pesquisadores é a jornalista e servidora da UFT, Poliana Macedo. As entrevistas são remotas, possibilitando maior adesão dos participantes nos cinco câmpus da Universidade: Palmas, Miracema, Porto Nacional, Arraias e Gurupi.
