Esse site utiliza cookies
“Fazer Ciência” da UFT TV apresenta ações do Projeto Luzeiro em Arraias
O Projeto Luzeiro tem a finalidade de identificar as demandas da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, localizada na região de Arraias, região sudeste do Tocantins, bem como mobilizar as instituições responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas voltadas à garantia do desenvolvimento integral e à efetivação dos direitos fundamentais da comunidade.
Executado pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (CESAF-ESMP), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso. O projeto será desenvolvido em sete etapas, dentre as quais está incluída a elaboração de um plano de desenvolvimento integral entre as instituições e a comunidade.
Apresentam o projeto neste episódio, Alessandro Barbosa Lopes, docente no curso de Psicologia do Câmpus Miracema e servidor do Iphan, Cleivane Peres Dos Reis, docente no curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas e coordenadora pedagógica da ESMP e Pedro Henrique Oliveira Cuco, docente do curso de Direito do Câmpus Arraias.
Os pesquisadores realizaram a etapa de trabalho de campo, com escuta ativa da comunidade, em que 77 famílias foram entrevistadas e compartilharam suas histórias, seus sonhos e suas necessidades. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Cleivane Alves, a partir da conclusão do diagnóstico, junto à equipe de pesquisadores/colaboradores do projeto, os moradores da comunidade participarão ativamente da construção de plano de ação.
Comunidade Quilombola – Kalunga do Mimoso
A comunidade quilombola Kalunga do Mimoso é oficialmente reconhecida pelo Governo brasileiro, sendo a maior do país. Fica localizada nos municípios de Arraias e Paranã, e é composta por 250 famílias. Enfrenta diversos desafios relacionados à preservação e valorização de sua cultura acesso aos direitos essenciais.
O Território identificado e decretado do Kalunga do Mimoso possui 57.465 ha. As famílias possuem sistemas de produção tradicionais, que buscam garantir a segurança alimentar das famílias e a venda de excedentes.
Fazer Ciência!
Com o objetivo de divulgar as pesquisas que são desenvolvidas pelos servidores e alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), além de aproximar a educação, ciência e tecnologia desenvolvidas no âmbito acadêmico ao dia a dia da sociedade, a Diretoria de Rádio e TV lançou no dia 12 de setembro, o programa Fazer Ciência, no Canal @UFTTV disponível na plataforma de vídeos Youtube.
Com o formato de videocast, uma versão em vídeo de um podcast, o programa será quinzenal e contará com 10 episódios nesta primeira temporada. Quem conversa com os pesquisadores é a jornalista e servidora da UFT Poliana Macedo. As entrevistas são remotas, possibilitando a maior adesão dos participantes nos cinco campi da universidade: Palmas, Miracema, Porto Nacional, Arraias e Gurupi.
Leia mais
Videocast Fazer Ciência da UFT TV lança primeiro episódio
