Letras é um campo acadêmico que se dedica ao estudo da linguagem, literatura e cultura de determinada língua ou línguas. Ela abrange tanto a análise e compreensão dos elementos linguísticos, como a estrutura, gramática e fonética, quanto a apreciação e interpretação de obras literárias, sua história e contexto cultural. Os/as estudantes estudam sobre diferentes línguas, como a língua portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, entre outras, explorando aspectos literários, linguísticos, tradutórios e culturais dessas línguas. Além disso, a área apresentada promove o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica, interpretação textual, escrita e análise literária, formando profissionais aptos a atuar como professores, pesquisadores, tradutores, escritores, editores, entre outras possibilidades dentro do universo da linguagem e da literatura.
São objetivos do curso oferecer ao graduando em Letras uma formação direcionada para a sua atuação naEducação Básica e Superior, em termos de estrutura, funcionamento e manifestações culturais sobre os fatos da linguagem e sobre as diversas variedades e registros linguísticos; proporcionar reflexão sobre os usos das línguas portuguesa e inglesa e das suas manifestações literárias e culturais; promover a investigação teórica, científica, técnica e didático-pedagógica como forma de produzir e de divulgar conhecimentos científicos e culturais por meio da integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão e da integração entre graduação e pós-graduação e também, dentre outros, propiciar a atualização quanto às abordagens e o desenvolvimento de novas metodologias que contribuam para uma prática educativa crítica frente às exigências do ensino de línguas e de literaturas.
Para ingressar nas áreas apresentadas, é importante que os estudantes possuam aptidões e habilidades relacionadas à comunicação, à expressão escrita e oral, bem como à apreciação estética e análise crítica. É desejável que os interessados tenham interesse pela língua, literatura e cultura, além de curiosidade intelectual e disposição para o estudo constante. A capacidade de leitura atenta, interpretação de textos e argumentação também são características valorizadas nos futuros profissionais dessas áreas. Ademais, habilidades de trabalho em equipe, empatia e adaptabilidade são importantes para o exercício da docência e para o contato com diferentes públicos e contextos educacionais.
As Licenciaturas em Letras do município de Porto Nacional surgiram ainda em 1985, quando ainda funcionava a Faculdade de Filosofia do Norte Goiano, sendo incorporado pela Universidade do Tocantins - UNITINS em 1990, e depois passou a ser uma formação da Universidade Federal do Tocantins. Os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) foram atualizados em 2019, possibilitando uma organização mais dinâmica voltada para originar docentes que tenham sensibilidade cultural, para entender os contextos nacionais, regionais e locais.
O Curso de Licenciatura em Letras do Câmpus de Porto Nacional da UFT são presenciais, com aulas no período matutino e noturno, e com duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
2 (2021)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
5 (2021)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.