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    CâmpusCâmpus de Porto NacionalCursosGraduaçãoGeografia
    Apresentação

    Apresentação

    A Geografia é uma ciência que estuda a relação entre o espaço geográfico e as sociedades que o habitam. Ela busca compreender e explicar os fenômenos e processos que ocorrem na superfície terrestre, abordando tanto os aspectos físicos, como o relevo, clima e recursos naturais, quanto os aspectos humanos, como a organização socioeconômica, os padrões de ocupação do território, as interações culturais e as transformações ambientais. A matéria permite a análise dos diferentes lugares e suas características, bem como as relações espaciais entre eles, contribuindo para a compreensão das dinâmicas globais e locais. Por meio de métodos e técnicas próprios, como o uso de mapas, imagens de satélite e análise de dados, a Geografia fornece conhecimentos essenciais para a compreensão e a gestão do espaço geográfico, subsidiando tomadas de decisão e contribuindo para a construção de um mundo mais sustentável e equitativo.

    As áreas de atuação para os/as profissionais formados em Geografia são amplas e diversificadas. Os licenciados e licenciadas estão habilitados para lecionar no Ensino Fundamental e Médio, levando para as salas de aula conhecimentos geográficos fundamentais para a compreensão do mundo e das relações sociais. Já os bacharéis têm a possibilidade de trabalhar em órgãos públicos, instituições de pesquisa, empresas privadas e consultorias, atuando em planejamento urbano e regional, gestão ambiental, cartografia, geoprocessamento, entre outras áreas relacionadas à análise e interpretação do espaço geográfico.

    Para ingressar nessa graduação, é essencial que o estudante possua curiosidade e o interesse pelo estudo do espaço, suas paisagens e interações sociais são características importantes. Além disso, ter capacidade de análise crítica, habilidades de pesquisa, interpretação de dados e uso de tecnologias geográficas são fundamentais. A capacidade de trabalhar em equipe, ter boa comunicação e estar aberto a diferentes perspectivas são qualidades valorizadas no mercado de trabalho geográfico.

    As Graduações em Geografia foram criadas na antiga Universidade de Filosofia do Norte Goiano, sendo incorporada pela Universidade do Tocantins (UNITINS) em 1992, depois passou a ser uma formação da Universidade Federal do Tocantins após a sua criação. As graduações, começaram, a partir desse momento, a formar profissionais preparados para atuar no ensino da ciência geográfica, bem como nos campos de aplicação dessa ciência no planejamento e na gestão. Os seus Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) planejados em 2013, possuem um grande dinamismo para facilitar o estudo dos novos e antigos discentes. Através de um caráter cultural e regionalista, os estudantes aprendem sobre a docência e aplicações da disciplina dentro do contexto municipal de Porto Nacional.

    Os Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia do Câmpus Porto Nacional da UFT são presenciais, no Bacharelado as aulas ocorrem nos períodos matutino e integral, na Licenciatura as aulas ocorrem durante os períodos matutino, vespertino, noturno e integral, e com duração mínima de oito semestres (quatro anos).

    Ficha Técnica

    1Bacharelado2Licenciatura

    1Identificação do Curso2Regulação e Reconhecimento3Indicadores de Qualidade4Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

    curso

    GEOGRAFIA

    Código e-MEC:

    317135

    Local:

    Câmpus de Porto Nacional

    Grau:

    Bacharelado

    Modalidade:

    Presencial

    Turno:

    Matutino

    Duração Mínima:

    8 semestres (4 anos)

    Duração Máxima:

    12 semestres (6 anos)

    Carga Horária:

    3.030 horas

    Vagas:

    40 por ano

    Formas de Ingresso:

    Vestibular, processo seletivo com notas do Enem ou Sisu. Acompanhe os editais aqui.

    Área CNPq:

    Ciências Humanas

    Áreas de Atuação:

    -

    ITEM

    DOCUMENTOS

    Criação:

    Decreto Federal n.º 91.365, de 21/06/1985 - DOU de 24/06/1985, S. 1, p. 8.793

    Autorização:

    Decreto Federal n.º 91.365, de 21/06/1985 - DOU de 24/06/1985, S. 1, p. 8.793

    Reconhecimento

    Decreto Estadual n.º 862, de 12/11/1999. DOE de 25/11/1999, p. 17766

    Renovação do Reconhecimento:

    Decreto Estadual n.º 1.851, de 11/09/2003 - DOE de 22/09/2003

    Portaria MEC n.º 422 de 11/10/2011. DOU de 14/10/2011, S. 1, p. 34.

    Portaria MEC n.º 286 de 21/12/2012. DOU de 27/12/2012, S. 1, p. 64.

    Portaria MEC n.º 794 de 14/12/2016. DOU de 15/12/2016, S. 1, p. 43.

    Portaria MEC n.º 918 de 27/12/2018. DOU  de 28/12/2018, S. 1 p. 206.

    INDICADORES

    CONCEITO

    Conceito Enade:

    2 (2021)

    Conceito Preliminar de Curso (CPC):

    4 (2021)

    Conceito de Curso (CC):

    -

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):

    5 (2021)

    Entenda os Indicadores

    Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.

    Conceito Enade

    O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

    Conceito Preliminar de Curso (CPC)

    O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

    Conceito de Curso (CC)

    O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)

    O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.

    VERSÃO

    RESOLUÇÃO DO CONSEPE

    PPC 2013

    Resolução nº 31/2013 - Consepe

    Acesse a íntegra do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) através do(s) link(s) ou encontre informações específicas navegando pelos outros menus desta página (Estrutura Curricular, Corpo Docente, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante etc.)

    1Identificação do Curso2Regulação e Reconhecimento3Indicadores de Qualidade4Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

    curso

    gEOGRAFIA

    Código e-Mec:

    17135

    Local:

    Câmpus de Porto Nacional

    Grau:

    Licenciatura

    Modalidade:

    Presencial

    Turno:

    Noturno

    Duração Mínima:

    8 semestres (4 anos)

    Duração Máxima:

    12 semestres (6 anos)

    Carga Horária:

    3.090 horas

    Vagas:

    40 por ano

    Formas de Ingresso:

    Vestibular, processo seletivo com notas do Enem ou Sisu. Acompanhe os editais aqui.

    Área CNPq:

    Ciências Humanas

    Áreas de Atuação:

    -

    ITEM

    DOCUMENTOS

    Criação:

    Decreto Federal n.º 91.365, de 21/06/1985 - DOU de 24/06/1985, S. 1, p. 8.793

    Autorização:

    Decreto Federal n.º 91.365, de 21/06/1985 - DOU de 24/06/1985, S. 1, p. 8.793

    Reconhecimento

    Portaria MEC n.º 1.784, de 04/12/1992 - DOU de 07/12/1992, S. 1, p. 16870.

    Renovação do Reconhecimento:

    Decreto Estadual nº 1.851, de 11/09/2003 - DOE de 22/09/2003

    Portaria MEC n.º 424 de 11/10/2011. DOU de 14/10/2011, S. 1, p. 36.

    Portaria MEC n.º 286 de 21/12/2012. DOU de 27/12/2012, S. 1, p. 64.

    Portaria MEC n.º 1094 de 24/12/2015. DOU de 30/12/2015, S. 1, p. 62.

    Portaria MEC n.º 918 de 27/12/2018. DOU de 28/12/2018, S. 1 p. 206.

    INDICADORES

    CONCEITO

    Conceito Enade:

    2 (2021)

    Conceito Preliminar de Curso (CPC):

    3 (2021)

    Conceito de Curso (CC):

    3 (2007)

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):

    2 (2021)

    Entenda os Indicadores

    Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.

    Conceito Enade

    O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

    Conceito Preliminar de Curso (CPC)

    O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

    Conceito de Curso (CC)

    O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)

    O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.

    versão

    resolução do consepe

    PPC 2013

    Resolução nº 32/2013 - Consepe

    Atualização PPC 2019

    Resolução nº 40/2019 - Consepe

    Acesse a íntegra do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) através do(s) link(s) ou encontre informações específicas navegando pelos outros menus desta página (Estrutura Curricular, Corpo Docente, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante etc.)

    Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação
    Resoluções do Conselho Nacional de Educação CNE-CP


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