Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    CâmpusCâmpus de PalmasCursosPós-GraduaçãoMestrados e DoutoradosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS)Memória Institucional
    Histórico

    Histórico

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT), é a maior e mais importante instituição pública de ensino superior do estado, em termos de dimensão e desempenho acadêmico. Em 2024, completou 21 anos de existência, sendo responsável pela formação de grande parte dos recursos humanos e tecnológicos da região. O Programa de Mestrado Profissional em Ciências da Saúde (MPCS) foi proposto em 2007, para adequação do Plano Institucional de Desenvolvimento (PDI) da UFT 2007-2011, que estabelecia dentre os objetivos estratégicos e prioritários a ampliação do número de cursos de pós-graduação.

    A relevância social, científica e tecnológica dos processos de formação profissional avançada, bem como o necessário estreitamento das relações das instituições de ensino e de pesquisa com os diferentes setores públicos e privados de atuação profissional na área da saúde, motivou docentes principalmente do colegiado de medicina, que vislumbraram, com a criação do mesmo, a possibilidade de aprofundar conhecimentos na área da saúde e, desta forma, atender à crescente demanda de produção científica transformadora no estado do Tocantins. A implantação do mestrado preencheu uma lacuna existente na Universidade Federal do Tocantins (UFT), que não contava com um programa Stricto sensu de caráter profissional, que contemplasse também o curso de Medicina, com uma visão e participação multiprofissional.

    Atualmente, constitui-se como único Programa na saúde do estado do Tocantins, reforçando sua relevância social, para o desenvolvimento local e regional. O curso mantém consonância com o PDI (2021-2025) da UFT com o fortalecimento de pesquisas, contribuindo com a qualidade da formação de egressos, com o desenvolvimento de atividades que levem em consideração as características da região tais como: indígenas; quilombolas; cerrado; dentre outros. Cabe ressaltar que a inserção social é garantida pela política de ações afirmativas, por meio de cotas institucionalizadas efetivadas nos processos seletivos do Programa.

    O curso contribui ainda com uma articulação da pesquisa com as demais atividades acadêmicas em decorrência das atividades de iniciação científica que são desenvolvidas por estudantes da graduação orientados pelos professores pesquisadores vinculados ao programa. Destaca-se ainda que atende à demanda real de suprir necessidades do mercado de trabalho, capacitando profissionais para atuação mais qualificada. O curso recebeu o conceito 4 na Avaliação Capes Quadrienal 2021.

    Atualmente, o PPGCS conta com docentes permanentes de diferentes áreas da saúde e afins, com experiência acadêmica e profissional, buscando incorporar a interdisciplinaridade como método de produção do conhecimento e formação de recursos humanos. O PPGCS tem como experiência exitosa egressos de diferentes regiões que receberam formação nesta IES e retornaram para seus contextos de trabalho, assumindo importantes posições na gestão, contribuindo assim para disseminação e melhoria das práticas em saúde. Além da demanda do egresso, há ainda demandas sociais e econômicas que requerem formações mais complexas para o aumento da produtividade das organizações e empresas (públicas e privadas) relacionadas à saúde.

    O Mestrado segue aprimorando processos para a obtenção do Doutorado Profissional em Ciências da Saúde. A UFT tem fortalecido seus Programas de Pós-graduação e atualmente representa um polo educacional de grande relevância técnico-científico na região norte do país.

    Quem somos?

    Somos um grupo de professores de diferentes áreas do conhecimento que têm como propósito capacitar profissionais qualificados para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da saúde.

    Missão:

    Capacitar e qualificar profissionais, oferecendo uma formação interdisciplinar em saúde mediante excelente conhecimento técnico, científico e humanístico.

    Visão:

    Consolidar-se como um Programa de Pós-graduação Profissional em Ciências da Saúde que contribua com o desenvolvimento e fortalecimento de práticas profissionais nos diversos serviços de saúde, atendendo às diferentes demandas da região norte do Brasil, em especial o Estado do Tocantins.

    Valor Gerado:

    Mediante conhecimentos científicos interdisciplinares, o discente/profissional desenvolve habilidades práticas que impactam positivamente em seu contexto de trabalho, implementando ações estratégicas que melhoram a eficácia e eficiência operacional no serviço de saúde. Considerando as particularidades da região norte do país em que há dificuldade de fixação de profissionais qualificados, o programa proporciona a condição para que este impacto negativo seja amenizado.


    Tags:  Memória,  Palmas,  Pós-Graduação,  Stricto Sensu,  PPGCS.  
    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.