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III Jogos Indígenas (2026)
Caracterizando o evento
O que é: Os Jogos Indígenas da UFT Miracema são um evento esportivo, cultural e social de valorização da cultura indígena, integração entre povos, socialização, conhecimento e reconhecimento de práticas e relações entre indígenas e não-indígenas.
Sobre o público-alvo dos Jogos: Os Jogos Indígenas da UFT Miracema tem como público-alvo acadêmicos da UFT, preferencialmente. Porém, sabendo das necessidades de ampliação das oportunidades de acesso ao esporte, cultura e eventos sociais na região, a Comissão Organizadora deliberou pela preferência não exclusiva para acadêmicos, entendendo que é necessário incorporar aos jogos a lógica de comunidade dos povos indígenas, ou seja, todos, dentro da medida do possível, podem participar, de alguma forma do evento.
Data de realização: 14, 15 e 16 de abril de 2026
Local: Campus Miracema (Unidades Warã e Cerrado)
Categoria de participantes:
1) Atletas, expositores culturais e artistas organizados por equipe – Total: 200 participantes;
2) Comissão Organizadora;
3) Voluntários (que receberão certificação);
4) Artistas locais (exposição cultural, artesanato e outros);
5) Comunidade em geral.
1. Atletas, expositores e artistas organizados por equipe;
A lógica central de organização dos II Jogos Indígenas da UFT Miracema é por equipes.
Cada equipe deverá ter até 20 pessoas, respeitando-se os seguintes critérios:
· Paridade de gênero. Todas as equipes devem respeitar a distribuição de 50% (cinquenta por cento) das vagas para homens e 50% (cinquenta por cento) das vagas para mulheres;
· Cada equipe deve ter, no mínimo, 06 (seis) indígenas como componentes, respeitada a paridade de gênero (50% homens, 50% mulheres). Sendo assim é permitida a participação de quilombolas, ribeirinhos, brancos e outros povos nas equipes, respeitada a cota mínima de indígenas por equipe;
· É obrigatório que todas as equipes participem de todas as modalidades dos jogos;
· Se a equipe tiver entre seus membros pessoas menores de 18 anos é obrigatória a autorização dos pais para participação nos jogos (produzir modelo de autorização), sendo também necessária a indicação de dois membros adultos da equipe (um homem e uma mulher), responsáveis pelo cuidado dos menores;
· A meta de divisão de equipes deliberadas pela Comissão Organizadora leva a territorialização dos Campus da UFT e UFNT (Miracema - sede do evento– 04 equipes; Gurupi – 01 equipe; Arraias – 01 equipe; Porto Nacional – 01 equipe; Araguaína – 01 equipe; Tocantinópolis – 01 equipe; Palmas – 01 equipe). Ao todo serão, no máximo, 10 (dez) equipes participantes;
2. Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora será dividida entre Coordenação Executiva (planejamento, operacionalização e execução) e Comissão Consultiva (anciãos, anciãs, lideranças, gestores e convidados).
A lógica geral da Comissão Organizadora é a presença paritária entre indígenas e não-indígenas, sendo vedada qualquer formação de Coordenação, Comissão, Grupo de Trabalho (GT) ou subdivisão com minoria indígena. Entende-se que a valorização real dos povos indígenas e de sua cultura se materializa na criação espaços de deliberação com representação indígena quali-quantitativa.
Sendo assim, deliberou-se pela paridade étnica da representação, tendo como prioridade a participação indígena. Cada Coordenação, Comissão, Grupo de Trabalho (GT) ou subdivisão da Comissão Organizadora deverá, em toda formação, contar com, no mínimo, 50% de indígenas visando cumprir a determinação quantitativa.
Quanto à determinação qualitativa cria-se uma Comissão Consultiva (anciãos, anciãs, lideranças, gestores e convidados) para quem será apresentadas todas as deliberações sobre o jogos e ouvidas as considerações destes indivíduos que se considera como referência para a organização dos jogos.
Composição da Coordenação Executiva
a) Representantes Indígenas: 15 membros;
b) Representantes da Gestão do Campus:
c) Representantes Docentes:
d) Representantes dos técnicos-administrativos:
e) Mensageiros;
f) Representantes discentes não-indígenas
Composição da Comissão Consultiva
a) Anciãos e Anciãs Indígenas (verificar indicações);
b) Direção do Campus;
c) Lideranças locais ou Regionais;
d) Conselho Estadual dos Povos Indígenas;
e) FUNAI/SESAI;
f) Prefeitura de Miracema;
g) Prefeitura de Tocantínia;
h) Prefeitura de Miranorte;
i) Prefeitura de Lajeado;
j) Governo do Estado do Tocantins;
k) SRE Miracema;
l) Outras representações
3. Voluntários
Os voluntários serão uma equipe de apoio da Coordenação Executiva selecionada e capacitada para atuar durante os II Jogos Indígenas de Miracema.
Será aberto um Edital para participação como voluntário(a). Cada voluntário(a) receberá certificação da capacitação e de sua atuação como atividades complementares.
Proposta de área de atuação dos Voluntários(as)
1) Recepção/Credenciamento/Acolhimento;
2) Alimentação;
3) Suporte as atividades esportivas;
4) Suporte aos alojamentos;
5) Suporte a informação interna (mensagens, listas, placas indicativas e outros);
6) Suporte as atividades culturais;
7) Transporte;
8) Comunicação colaborativa (registro com fotos e imagens);
9) Outros (verificar)
4. Artistas locais regionais
Será necessário organizar nos locais onde serão realizados os jogos, um espaço para exposição de produções artísticas e comércio de artesanato, alimentação e outros itens que possam agregar a organização do evento.
5. Comunidade em geral
A comunidade será convidada para participar do evento. Para melhor receber e acolher a comunidade, será necessário organizar nos locais de realização do evento, espaços para que a comunidade possa participar (tendas, cadeiras e outros);
Modalidades para premiação nos II Jogos Indígenas da UFT Miracema
1) Corrida de tora – Masculino e feminino - Equipe de 10 pessoas;
2) Cabo de Força - Masculino e feminino - Equipe de 10 pessoas (07 titulares e 03 reservas);
3) Arco e Flecha - Masculino e feminino – Individual – Cada equipe de indicar no máximo 04 (quatro) participantes (dois homens e duas mulheres);
4) Arremesso de lança – Masculino e feminino – Individual - Cada equipe de indicar no máximo 04 (quatro) participantes (dois homens e duas mulheres);
5) Corrida de Taquara (100 metros livre) - Masculino e feminino – Individual – Cada equipe de indicar no máximo 02 (dois) participantes (um homem e uma mulher);
6) Luta Corporal - Masculino e feminino – Individual – Cada equipe de indicar no máximo 02 (dois) participantes (um homem e uma mulher);
7) Pintura Corporal – Masculino e feminino – Individual - Cada equipe de indicar no máximo 04 (quatro) participantes (dois homens e duas mulheres);
8) Cocar – Masculino e feminino – Individual - Cada equipe de indicar no máximo 04 (quatro) participantes (dois homens e duas mulheres);
9) Colar – Masculino e feminino – Individual - Cada equipe de indicar no máximo 04 (quatro) participantes (dois homens e duas mulheres);
10) Artesanato – Masculino e feminino – Individual - Cada equipe de indicar no máximo 04 (quatro) participantes (dois homens e duas mulheres);
Instagram do Grupo de Trabalho Indígena - GTI: https://www.instagram.com/gti_uft_miracema/