Esse site utiliza cookies
II Jogos Indígenas (2025)
Histórico do Evento
Nos dias 15 e 16 de abril de 2025 foi realizada a segunda edição dos Jogos Indígenas da UFT em Miracema que contou com 87 participantes, na sua maioria estudantes universitários, além de lideranças indígenas, professores da Educação Básica e da Educação Superior.
O evento foi “impulsionado” pelos estudantes indígenas ligados ao Grupo de Trabalho Indígena Warã (GTI Warã) da UFT, Campus Miracema.
Com incentivo da Direção do Câmpus e de diversos professores, o evento foi sendo organizado pelas demandas mais urgentes. A Prefeitura Municipal de Miracema forneceu café da manhã para todos os participantes e a premiação, além de fornecer uma tenda para a organização dos jogos na pista de atletismo.
A Superintendência Regional da Educação forneceu transporte para uma parcela dos participantes e fez os empréstimos de panelas e outros materiais de cozinha para produção dos almoços e jantares.
Para os custos de alimentação (almoço e jantar) foi organizado uma arrecadação de fundos entre os professores. O grupo de organizadores indígenas também arrecadaram recursos na sua comunidade e com lideranças locais e regionais.
O princípio de organização foi a solidariedade e trabalho coletivo. Diversos voluntários indígenas e não-indígenas cuidaram da organização dos jogos (corte de tora para as corridas, produção de arco e flecha, inscrições, certificados, entre outras demandas), da alimentação, da organização dos alojamentos e dos cuidados com os participantes.
A decisão de realizar a segunda edição dos Jogos Indígenas de Miracema com mais que o dobro de participantes exige da organização do evento a superação de uma fase voluntarista para uma atividade organizada, com financiamento, porém, também com a solidariedade e o trabalho coletivo que marcou a primeira edição.
Categoria de participantes:
1) Atletas, expositores culturais e artistas organizados por equipe – Total: 200 participantes;
2) Comissão Organizadora;
3) Voluntários (que receberão certificação);
4) Artistas locais (exposição cultural, artesanato e outros);
5) Comunidade em geral.
1. Atletas, expositores e artistas organizados por equipe;
A lógica central de organização dos II Jogos Indígenas da UFT Miracema é por equipes.
Cada equipe deverá ter até 20 pessoas, respeitando-se os seguintes critérios:
· Paridade de gênero. Todas as equipes devem respeitar a distribuição de 50% (cinquenta por cento) das vagas para homens e 50% (cinquenta por cento) das vagas para mulheres;
· Cada equipe deve ter, no mínimo, 06 (seis) indígenas como componentes, respeitada a paridade de gênero (50% homens, 50% mulheres). Sendo assim é permitida a participação de quilombolas, ribeirinhos, brancos e outros povos nas equipes, respeitada a cota mínima de indígenas por equipe;
· É obrigatório que todas as equipes participem de todas as modalidades dos jogos;
· Se a equipe tiver entre seus membros pessoas menores de 18 anos é obrigatória a autorização dos pais para participação nos jogos (produzir modelo de autorização), sendo também necessária a indicação de dois membros adultos da equipe (um homem e uma mulher), responsáveis pelo cuidado dos menores;
· A meta de divisão de equipes deliberadas pela Comissão Organizadora leva a territorialização dos Campus da UFT e UFNT (Miracema - sede do evento– 04 equipes; Gurupi – 01 equipe; Arraias – 01 equipe; Porto Nacional – 01 equipe; Araguaína – 01 equipe; Tocantinópolis – 01 equipe; Palmas – 01 equipe). Ao todo serão, no máximo, 10 (dez) equipes participantes;
2. Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora será dividida entre Coordenação Executiva (planejamento, operacionalização e execução) e Comissão Consultiva (anciãos, anciãs, lideranças, gestores e convidados).
A lógica geral da Comissão Organizadora é a presença paritária entre indígenas e não-indígenas, sendo vedada qualquer formação de Coordenação, Comissão, Grupo de Trabalho (GT) ou subdivisão com minoria indígena. Entende-se que a valorização real dos povos indígenas e de sua cultura se materializa na criação espaços de deliberação com representação indígena quali-quantitativa.
Sendo assim, deliberou-se pela paridade étnica da representação, tendo como prioridade a participação indígena. Cada Coordenação, Comissão, Grupo de Trabalho (GT) ou subdivisão da Comissão Organizadora deverá, em toda formação, contar com, no mínimo, 50% de indígenas visando cumprir a determinação quantitativa.
Quanto à determinação qualitativa cria-se uma Comissão Consultiva (anciãos, anciãs, lideranças, gestores e convidados) para quem será apresentadas todas as deliberações sobre o jogos e ouvidas as considerações destes indivíduos que se considera como referência para a organização dos jogos.
Composição da Coordenação Executiva
a) Representantes Indígenas: 15 membros (proposta);
b) Representantes da Gestão do Campus: (verificar)
c) Representantes Docentes: (verificar critério – proposta: no mínimo, um representante de cada curso de graduação e pós-graduação)
d) Representantes dos técnicos-administrativos: (verificar)
e) Mensageiros;
f) Representantes discentes não-indígenas (verificar critério – proposta: no mínimo, um representante de cada curso de graduação e pós-graduação)
Composição da Comissão Consultiva
a) Anciãos e Anciãs Indígenas (verificar indicações);
b) Direção do Campus;
c) Lideranças locais ou Regionais;
d) Conselho Estadual dos Povos Indígenas;
e) FUNAI/SESAI;
f) Prefeitura de Miracema;
g) Prefeitura de Tocantínia;
h) Prefeitura de Miranorte;
i) Prefeitura de Lajeado;
j) Governo do Estado do Tocantins;
k) SRE Miracema;
l) Outras representações
Mais informações:
Instagram oficial dos Jogos Indígenas da UFT Miracema: https://www.instagram.com/uftjogosindigenas/
Instagram do Grupo de Trabalho Indígena - GTI: https://www.instagram.com/gti_uft_miracema/
Fotos dos II Jogos Indígenas da UFT Miracema 2025 – Link: https://drive.google.com/drive/folders/1bCHYiG2EWhQsSQTO1WM49IOAhZvdLqFV?usp=sharing