Serviço Social é a área responsável pelo atendimento de demandas da comunidade com o intuito de reduzir as desigualdades e garantir o acesso à alimentação, emprego, educação, saúde, moradia, entre outros direitos fundamentais. Os/as assistentes sociais tem a função de desenvolver uma compreensão abrangente dos problemas sociais e aprender a intervir de maneira ética e responsável.
As áreas de atuação desses profissionais são diversas, como assistência social, saúde, educação, justiça, organizações não governamentais e movimentos sociais. Com uma base sólida em teorias sociais, metodologias de pesquisa e práticas interventivas, os/as estudantes do Curso de Serviço Social adquirem as competências necessárias para lidar com questões relacionadas à pobreza, desigualdade, violência, exclusão social e políticas públicas.
Para os/as interessados/as nessa área, é necessário possuir compromisso com a justiça social e a defesa dos direitos humanos, habilidades de escuta ativa, empatia e respeito pela diversidade. Os/as assistentes sociais devem ser capazes de analisar criticamente a realidade social, identificar demandas e propor estratégias de intervenção adequadas. Além disso, é essencial ter habilidades de comunicação eficaz e resolução de problemas e negociação, pois o Serviço Social frequentemente envolve a interação com pessoas em situações de vulnerabilidade e a necessidade de articular parcerias com outros profissionais e instituições.
Na UFT, o Curso de Graduação em Serviço Social do município de Miracemafoi criado em 2006 para reforçar a concepção de ensino superior de qualidade e público no Tocantins, que até então não contava com nenhum curso nesta área. A atualização de seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), em 2023, visa aprimorar a sua estrutura curricular e atender a uma demanda de formação de assistentes sociais na Região Norte.
O Curso de Graduação em Serviço Social do Câmpus de Miracema da UFT é presencial, com aulas nos turnos matutino e noturno, e tem duração mínima de oito semestres (quatro anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
4 (2022)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.