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    CâmpusCâmpus de GurupiCursosGraduaçãoQuímica Ambiental
    Apresentação

    Apresentação

    A Química Ambiental é uma disciplina que estuda as interações entre substâncias químicas e o meio ambiente. Ela busca compreender e analisar os processos químicos que ocorrem nos diferentes compartimentos ambientais, como ar, água e solo, e investigar os impactos dessas substâncias na saúde humana, na fauna, na flora e nos ecossistemas como um todo. Esse estudo é fundamental para avaliar a qualidade ambiental, monitorar a presença de poluentes, desenvolver estratégias de remediação e propor medidas sustentáveis visando à proteção e preservação do meio ambiente para as gerações presentes e futuras.

    Com o Bacharelado em Química Ambiental, os graduados e graduadas podem trabalhar em laboratórios de análises ambientais, indústrias, órgãos ambientais governamentais, empresas de consultoria ambiental, instituições de pesquisa e ensino, entre outros. Esses profissionais são responsáveis por realizar análises químicas para monitorar a qualidade da água, do ar e do solo, identificar e quantificar poluentes, desenvolver estratégias de remediação ambiental, propor medidas de sustentabilidade e contribuir para a preservação e proteção do meio ambiente.

    Nessa área, é importante ter sólida formação em química, com conhecimento em análise instrumental, química analítica e química ambiental. Além disso, as prévias habilidades em coleta e tratamento de amostras são pontos positivos. Também fica reservada a importância para a interpretação de resultados, uso de softwares e ferramentas de modelagem ambiental.

    O Curso de Graduação em Química Ambiental da UFT, foi criado em 2007, e seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que teve sua última atualização em 2016, possibilitou aos estudantes um aprendizado dinamizado e colaborativo. As políticas desta graduação estão articuladas para corresponder as exigências do cenário mundial, brasileiro, tocantinense, amazônico, e também do município de Gurupi, visando a interação da Universidade com a sociedade civil. A formação também busca a construção curricular interdisciplinar, para garantir uma formulação teórica capaz de interagir com diversas áreas do conhecimento, de modo democrático, sensível e relevante. O objetivo desse estudo é formar profissionais capazes de planejar e analisar processos de Transformação Ambiental (resíduos poluentes e toxicológicos), como perspectiva para o desenvolvimento de processos no aproveitamento dos recursos naturais e manutenção da qualidade ambiental, possibilitando uma alternativa sustentável para as problemáticas sociais.

    O Curso de Graduação em Química Ambiental do Câmpus de Gurupi da UFT é presencial, com aulas no turno integral, e duração mínima de nove semestres (quatro anos e meio).

    Ficha Técnica

    1Identificação do Curso2Regulação e Reconhecimento3Indicadores de Qualidade

    Curso

    QUÍMICA AMBIENTAL

    Código e-MEC:

    1101389

    Local:

    Câmpus de Gurupi

    Grau:

    Bacharelado

    Modalidade:

    Presencial

    Turno:

    Integral

    Duração Mínima:

    09 semestres (4,5 anos)

    Duração Máxima:

    14 semestres (07 anos)

    Carga Horária:

    3.270 horas

    Vagas:

    80 por ano

    Formas de Ingresso:

    Vestibular, processo seletivo com notas do Enem ou Sisu. Acompanhe os editais aqui.

    Área CNPq:

    Ciências Exatas e da Terra

    Áreas de Atuação:

     

    item

    documentos

    Criação:

    Resolução Consuni n.º 14/2007, de 09 de outubro de 2007

    Autorização:

    Portaria MEC n.º 785, de 30/06/2010. DOU de 01/07/2010, S. 1, p. 63.

    Reconhecimento:

    Portaria MEC n.º 589, de 22/10/2014. DOU de 23/10/2014, S. 1, p. 19.

    Renovação do Reconhecimento:

    Portaria MEC n.º 1.094, de 24/12/2015. DOU de 30/12/2015, S. 1, p. 62.

    Portaria MEC n.º 918, de 27/12/2018. DOU de 28/12/2018, S. 1, p. 207.

    indicadores

    conceito

    Conceito Enade:

    1 (2017)

    Conceito Preliminar de Curso (CPC):

    3 (2017)

    Conceito de Curso (CC):

    3 (2014)

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):

    1 (2017)

    Entenda os Indicadores

    Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.

    Conceito Enade

    O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

    Conceito Preliminar de Curso (CPC)

    O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

    Conceito de Curso (CC)

    O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)

    O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.

    Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação
    Resoluções do Conselho Nacional de Educação CNE-CP


    Tags:  Química Ambiental,  Gurupi.  
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