Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    CâmpusCâmpus de GurupiCursosGraduaçãoEngenharia Florestal
    Apresentação

    Apresentação

    A Engenharia Florestal é uma área que se dedica ao manejo sustentável dos recursos naturais, com foco especial nas florestas, combinando conhecimentos de Ciências Biológicas, Ciências Ambientais e Ciências Tecnológicas. Diante do aumento progressivo da degradação ambiental, as pessoas formadas nessa área são de extrema importância no processo de execução de práticas sustentáveis inofensivas ao meio ambiente e que garantem desenvolvimento econômico.

    Entre as atividades realizadas pelos engenheiros e engenheiras florestais se destacam o manejo florestal, a silvicultura, a recuperação de áreas degradadas, a gestão de recursos hídricos, o planejamento ambiental e a pesquisa científica. A graduação no Curso de Engenharia Florestal proporciona oportunidades de trabalho em órgãos governamentais, como secretarias de meio ambiente e institutos de pesquisa, em empresas privadas do setor florestal e consultorias ambientais.

    O perfil do egresso e da egressa do Curso de Engenharia Florestal é de afinidade com a natureza e interesse pela conservação dos recursos naturais. Além disso, habilidades em planejamento, organização e trabalho em equipe são fundamentais para lidar com os desafios da profissão. Os/as profissionais também devem ter um espírito empreendedor, buscando soluções inovadoras para os problemas ambientais e sociais, e estar atualizado sobre as novas tecnologias e práticas sustentáveis na área.

    A implantação do Curso de Graduação em Engenharia Florestal no município de Gurupi, em 2007, se fez necessária a partir da localização da cidade tocantinense no contexto da Amazônia Legal e da grande vocação florestal do Brasil, em que as florestas equivalem a 58,5% do seu território. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi atualizado em 2022 e trouxe mais dinâmica a sua estrutura curricular e novas oportunidades aos estudantes por meio de aulas a campo e práticas extensionistas.

    O Curso de Engenharia Florestal do Câmpus de Gurupi da UFT é presencial, com aulas no turno integral, e tem duração mínima de dez semestres (cinco anos).

    Ficha Técnica

    1Identificação do Curso2Regulação e Reconhecimento3Indicadores de Qualidade

    Curso

    Engenharia florestal

    Código e-Mec:

    110746

    Local:

    Câmpus de Gurupi

    Grau:

    Bacharelado

    Modalidade:

    Presencial

    Turno:

    Integral

    Duração Mínima:

    10 semestres (05 anos)

    Duração Máxima:

    15 semestres (7,5 anos)

    Carga Horária:

    3.705 horas

    Vagas:

    80 por ano

    Formas de Ingresso:

    Vestibular, processo seletivo com notas do Enem ou Sisu. Acompanhe os editais aqui.

    Área CNPq:

    Ciências Agrárias

    Áreas de Atuação:

     

    item

    documentos

    Criação:

    Resolução Consepe nº 5/2006, de 24 de maio de 2006.

    Autorização:

    Resolução Consepe nº 5/2006, de 24 de maio de 2006.

    Reconhecimento:

    Portaria do MEC n.º 60, de 10/02/2014. DOU de 11/02/2014, S. 1, p. 8.

    Renovação do Reconhecimento:

    Portaria MEC n.º 1.094 de 24/12/2015. DOU de 30/12/2015, S. 1, p. 62.

    Portaria MEC n.º 918 de 27/12/2018. DOU de 28/12/2018, S. 1, p. 207.

    Portaria MEC n.° 110 de 04/02/2021. DOU de 05/02/2021, S. 1, p. 95.

    indicadores

    conceito

    Conceito Enade:

    4 (2023)

    Conceito Preliminar de Curso (CPC):

    4 (2023)

    Conceito de Curso (CC):

    3 (2012)

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):

    5 (2023)

    Entenda os Indicadores

    Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.

    Conceito Enade

    O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

    Conceito Preliminar de Curso (CPC)

    O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

    Conceito de Curso (CC)

    O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)

    O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.

    Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação
    Resoluções do Conselho Nacional de Educação CNE-CP


    Tags:  Engenharia Florestal,  Gurupi.  
    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.