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    CâmpusCâmpus de XYZ [Modelo]CursosCurso de XYZ [Modelo Graduação]
    Apresentação

    Apresentação

    Nesta página deve ser inserido um texto de no mínimo três e no máximo cinco parágrafos de apresentação do curso. Este texto pode ser elaborado com base nas informações contidas no Programa Pedagógico de Curso (PPC), mas deve ser resumido e redigido em linguagem simples.

    O texto de apresentação deve incluir as seguintes informações: um conceito geral da especificidade do curso, o objetivo geral da formação, as áreas de atuação profissional, as principais características da formação, um breve histórico e principais diferenciais do curso na UFT.

    O texto deve mencionar o ano de criação do curso na UFT, o câmpus, o grau, a modalidade de ensino, o turno ou os turnos em que o curso é oferecido e a duração mínima em anos e semestres.

    Ficha Técnica

    1Identificação do Curso2Regulação e Reconhecimento3Indicadores de Qualidade

    Curso

    inserir aqui o nome principal do curso

    Código e-MEC:

    00000

    Local:

    Câmpus de Xxxx

    Grau:

    Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo

    Modalidade:

    Presencial ou Educação a Distância (EaD)

    Turno:

    Matutino, Vespertino, Noturno e ou Integral

    Duração Mínima:

    00 semestres (00 anos)

    Duração Máxima:

    00 semestres (00 anos)

    Carga Horária:

    0.000 horas-aula

    Vagas:

    00 por ano ou 00 por semestre

    Formas de Ingresso:

    Vestibular, processo seletivo com notas do Enem ou Sisu. Acompanhe os editais aqui.

    Área CNPq:

     

    Áreas de Atuação:

     

    item

    documentos

    Criação:

    Resolução...

    Autorização:

    Parecer...

    Reconhecimento:

    Decreto...

    Renovação do Reconhecimento:

    • Portaria...
    • Portaria...
    • Portaria...

    indicadores

    conceito

    Conceito Enade:

    0 (ANO)

    Conceito Preliminar de Curso (CPC):

    0 (ANO)

    Conceito de Curso (CC):

    0 (ANO)

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):

    0 (ANO)

    Entenda os Indicadores

    Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.

    Conceito Enade

    O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

    Conceito Preliminar de Curso (CPC)

    O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

    Conceito de Curso (CC)

    O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)

    O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.


    Tags:  Curso de Xyz [Modelo],  Câmpus de Xyz [Modelo].  
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