Esse site utiliza cookies
Processos Seletivos
O Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas da Universidade Federal do Tocantins (PPGHispam/UFT) realiza processos seletivos anuais para ingresso no curso de mestrado, com editais publicados geralmente no mês de dezembro. O programa oferece 18 vagas distribuídas da seguinte maneira: 11 vagas para ampla concorrência, duas vagas para candidatos indígenas, duas vagas para candidatos afrodescendentes e/ou quilombolas, e três vagas para servidores técnicos da UFT por meio do Programa de Incentivo à Qualificação de Servidores. As vagas são distribuídas por linha de pesquisa.
A seleção para alunos regulares inclui as seguintes etapas: prova discursiva temática (eliminatória e classificatória), a análise da carta de intenção, pré-projeto e arguição do candidato (eliminatória e classificatória), e avaliação curricular (classificatória). É exigida a apresentação de um anteprojeto de pesquisa como parte do processo de seleção.
Embora o programa exija proficiência em língua estrangeira (inglês ou espanhol), este requisito é necessário apenas para a integralização curricular e não para a participação no processo seletivo de ingresso.
O PPGHispam oferece ingresso na modalidade de "aluno especial" com editais publicados em dezembro e junho, para ingresso nos meses de março e agosto, respectivamente.
Outras Oportunidades
O programa realiza processos seletivos para o credenciamento de professores, com editais publicados conforme a necessidade, como vacâncias ocorridas por saídas do programa, aposentadorias e outros casos.