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    CâmpusCâmpus de ArraiasCursosPós-GraduaçãoMestrados e DoutoradosPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins (PPGEMaT)
    Sobre o PPGEMaT

    Sobre o PPGEMaT

    English version

    Área de Concentração
    Linhas de Pesquisa
    Estrutura Curricular
    Regulamentação

    O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins (PPGEMaT), sediado no Câmpus Universitário Prof. Dr. Sérgio Jacintho Leonor - Arraias, foi aprovado na 233ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizada nos dias 14 a 18 de outubro de 2024, divulgada no site da CAPES no dia 29 de outubro de 2024, recomendado e homologado pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União nº, 43, de 5 de março de 2025, e reconhecido pela Portaria MEC nº. 214, de 20 de março de 2025.

    O PPGEMaT é constituído pelo Curso de Mestrado, na modalidade Acadêmica, presencial, vinculado à área de Ensino da Capes (Área 46), em Associação, tendo a Universidade Federal do Tocantins (UFT) como instituição executora e as demais instituições associadas: Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

    Missão

    Formar pesquisadores no campo da Educação Matemática com inovação, inclusão e qualidade, comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal Brasileira.

    Visão

    Ser reconhecido, ainda em seu primeiro quadriênio, como um programa de pós-graduação de qualidade, inclusivo e inovador, alicerçado no campo da Educação Matemática e em consonância com as demandas da Amazônia Legal Brasileira.

    Valores
    • Respeito à vida e à diversidade
    • Transparência
    • Comprometimento com a qualidade das pesquisas
    • Respeito para com os sujeitos sociais
    • Ética na pesquisa
    • Inovação Tecnológica Educacional
    • Desenvolvimento sustentável
    • Equidade e justiça social
    • Formação Ético-política
    • Inclusão social
    • Respeito à vida e à diversidade
    Objetivos

    Formar pesquisadores na área de Educação Matemática capazes de compreender os processos de formação de professores, ensino e aprendizagens de matemáticas, comprometidos com os contextos históricos, sociais e culturais.

    Objetivos Específicos:

    • a) Desenvolver pesquisas sobre processos de ensino e de aprendizagens, de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemáticas em contextos socioculturais e inclusivos;

    • b) Estimular a produção e socialização do conhecimento científico na área de Educação Matemática;

    • c) Colaborar com propostas inovadoras de inserção de tecnologias integradas aos processos de ensino e de aprendizagens de matemáticas na Amazônia Legal Brasileira, especialmente no Estado do Tocantins;

    • d) Consolidar grupos de estudos e pesquisas sobre processos de ensino e de aprendizagens e formação de professores que ensinam matemáticas;

    • e) Fortalecer os Laboratórios de Ensino e de Educação Matemática voltados para a formação e para a pesquisa dos professores que ensinam Matemática nas Licenciaturas em Matemática e Pedagogia e na Educação Básica.

    Egresso

    Espera-se que o egresso do PPGEMaT possa:

    1. Ser um profissional humanístico, qualificado e engajado na docência, na pesquisa e com a produção de conhecimentos no campo da Educação Matemática; 

    2. Ser um educador matemático atuante e inserido em projetos, grupos de pesquisas e ações voltados à qualificação dos processos de ensino e aprendizagens de matemáticas e da formação docente (inicial e/ou continuada), considerando o trabalho colaborativo; 

    3. Ser um profissional com habilidades e autonomia para formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa, metodologias de ensino e produções para a Educação Matemática, com vistas ao desenvolvimento local e regional, especialmente às questões da Amazônia Legal Brasileira;

    4. Se tornar professor-pesquisador, reflexivo, crítico e inovador na área da Educação Matemática para que seja capaz de produzir conhecimento específico no exercício da docência;

    5. Estar comprometido com a produção, sistematização e difusão dos conhecimentos matemáticos em contextos históricos, sociais e culturais por meio de perspectivas filosófica, antropológica, social, psicológica e educacional;

    6. Explorar o uso de diversas metodologias para a construção do conhecimento matemático escolar, de seus ambientes em diferentes níveis para o ensino e as aprendizagens de matemáticas; 

    7. Investigar as questões de prática docente, por meio de situações reais de sala de aula, propondo discussões e reflexões que contribuirão para o progresso da Educação Matemática; 

    8. Articular a Educação Matemática, a Diversidade e Cultura e a Tecnologia à realidade e às necessidades da Educação Básica, visando à transformação e à emancipação do contexto escolar.

    Ficha Técnica

    Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

    PPGEMAT ARRAIAS

    Código e link na Plataforma Sucupira:

    Educação Matemática no Tocantins (16003012178P1) 

    Nível:

    Mestrado

    Modalidade:

    Acadêmico

    Modalidade de Ensino:

    Educação Presencial

    Área Básica:

    Ensino de Ciências e Matemática

    Área de Avaliação:

    Ensino

    Local:

    Câmpus de Arraias

    Data de Início:

    08/08/2025

    Nota do curso de Mestrado (Avaliação Capes):

    A

    Saiba mais sobre a avaliação do Programa
    Entenda a avaliação da pós-graduação


    Tags:  PPGEMaT,  Arraias.  
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