O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins (PPGEMaT), sediado no Câmpus Universitário Prof. Dr. Sérgio Jacintho Leonor - Arraias, foi aprovado na 233ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizada nos dias 14 a 18 de outubro de 2024, divulgada no site da CAPES no dia 29 de outubro de 2024, recomendado e homologado pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União nº, 43, de 5 de março de 2025, e reconhecido pela Portaria MEC nº. 214, de 20 de março de 2025.
O PPGEMaT é constituído pelo Curso de Mestrado, na modalidade Acadêmica, presencial, vinculado à área de Ensino da Capes (Área 46), em Associação, tendo a Universidade Federal do Tocantins (UFT) como instituição executora e as demais instituições associadas: Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Missão
Formar pesquisadores no campo da Educação Matemática com inovação, inclusão e qualidade, comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal Brasileira.
Visão
Ser reconhecido, ainda em seu primeiro quadriênio, como um programa de pós-graduação de qualidade, inclusivo e inovador, alicerçado no campo da Educação Matemática e em consonância com as demandas da Amazônia Legal Brasileira.
Valores
Respeito à vida e à diversidade
Transparência
Comprometimento com a qualidade das pesquisas
Respeito para com os sujeitos sociais
Ética na pesquisa
Inovação Tecnológica Educacional
Desenvolvimento sustentável
Equidade e justiça social
Formação Ético-política
Inclusão social
Respeito à vida e à diversidade
Objetivos
Formar pesquisadores na área de Educação Matemática capazes de compreender os processos de formação de professores, ensino e aprendizagens de matemáticas, comprometidos com os contextos históricos, sociais e culturais.
Objetivos Específicos:
a) Desenvolver pesquisas sobre processos de ensino e de aprendizagens, de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemáticas em contextos socioculturais e inclusivos;
b) Estimular a produção e socialização do conhecimento científico na área de Educação Matemática;
c) Colaborar com propostas inovadoras de inserção de tecnologias integradas aos processos de ensino e de aprendizagens de matemáticas na Amazônia Legal Brasileira, especialmente no Estado do Tocantins;
d) Consolidar grupos de estudos e pesquisas sobre processos de ensino e de aprendizagens e formação de professores que ensinam matemáticas;
e) Fortalecer os Laboratórios de Ensino e de Educação Matemática voltados para a formação e para a pesquisa dos professores que ensinam Matemática nas Licenciaturas em Matemática e Pedagogia e na Educação Básica.
Egresso
Espera-se que o egresso do PPGEMaT possa:
Ser um profissional humanístico, qualificado e engajado na docência, na pesquisa e com a produção de conhecimentos no campo da Educação Matemática;
Ser um educador matemático atuante e inserido em projetos, grupos de pesquisas e ações voltados à qualificação dos processos de ensino e aprendizagens de matemáticas e da formação docente (inicial e/ou continuada), considerando o trabalho colaborativo;
Ser um profissional com habilidades e autonomia para formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa, metodologias de ensino e produções para a Educação Matemática, com vistas ao desenvolvimento local e regional, especialmente às questões da Amazônia Legal Brasileira;
Se tornar professor-pesquisador, reflexivo, crítico e inovador na área da Educação Matemática para que seja capaz de produzir conhecimento específico no exercício da docência;
Estar comprometido com a produção, sistematização e difusão dos conhecimentos matemáticos em contextos históricos, sociais e culturais por meio de perspectivas filosófica, antropológica, social, psicológica e educacional;
Explorar o uso de diversas metodologias para a construção do conhecimento matemático escolar, de seus ambientes em diferentes níveis para o ensino e as aprendizagens de matemáticas;
Investigar as questões de prática docente, por meio de situações reais de sala de aula, propondo discussões e reflexões que contribuirão para o progresso da Educação Matemática;
Articular a Educação Matemática, a Diversidade e Cultura e a Tecnologia à realidade e às necessidades da Educação Básica, visando à transformação e à emancipação do contexto escolar.