Esse site utiliza cookies
Memoriais das travessias de vida: Assistentes sociais narram suas memórias
Rosemary Negreiros de Araújo, Ingrid Karla da Nóbrega Beserra , Maria José Antunes da Silva , Maria Helena Cariaga Silva , Raí Vieira Soares
Sinopse: Esta obra nasceu do interesse e da vontade de um grupo de professoras/es e de mestrandas/os do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSSocial) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A vontade de escrever das/os autoras/os recebeu incentivo para esta produção a partir das reflexões na disciplina Estado e Direitos de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, desenvolvida no primeiro semestre de 2024. Na disciplina, que se propõe a abordar a questão da invisibilidade dos povos originários e das comunidades tradicionais como sujeitos de direitos, entre outras questões, os debates se encaminharam para a elaboração de memoriais, inicialmente como atividade na disciplina e, posteriormente, na organização deste livro em formato de e-book. Assim, a obra expressa o esforço de uma equipe, pois a pesquisa não se configura como tarefa isolada. Nessa lógica, este livro pretende contribuir com a pesquisa de discentes, graduandos e mestrandos, docentes, tendo em conta a importância do memorial como uma atividade que, habitualmente, constitui a produção acadêmica do assistente social e de outras áreas de formação universitária, assim como na carreira docente.
Ficha Técnica
Autor/a(s) ou Organizador/a(s): | Rosemary Negreiros de Araújo, Ingrid Karla da Nóbrega Beserra , Maria José Antunes da Silva , Maria Helena Cariaga Silva , Raí Vieira Soares |
Ano de Publicação: | 2025 |
Área/Sub-Área: | Assistentes sociais |
Categoria: | Obras Acadêmicas |
Formato: | Ebook |
Páginas: | 373 |
ISBN: | 978-65-5390-188-9 |
Sobre os autores/organizadores:
Rosemary Negreiros de Araújo é Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2016), com Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2002) e graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Atualmente, é professora assistente na Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde também coordenou o Grupo de Trabalho Indígena (GTI/UFT) no Campus de Miracema entre 2008 e 2012. Desenvolve pesquisas e atividades voltadas à memória e cultura dos povos Xerente do Tocantins, com ênfase em História, Formação de Professores, Ensino de História, Memória e História Oral. Sua atuação abrange, ainda, temas relacionados à História Regional, Cultura, Formação Social, Econômica e Política da Amazônia, Territórios Indígenas, e História e Cultura do Povo Indígena Akwe-Xerente. Além disso, está vinculada ao Curso de Graduação e ao Programa de Mestrado em Serviço Social da UFT.
Ingrid Karla da Nóbrega Beserra é Professora Adjunta na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em Política Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Serviço Social pela UFPE (2016). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Pesquisadora Associada na Rede Zika Ciências Sociais/Fiocruz. Membro da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups). Membro do Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial (Ceimpa/TO). Docente do Programa de Ensino em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS/UFT).
Maria José Antunes da Silva possui graduação e Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004), doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é professora da Graduação e do Mestrado em Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, participação popular, lutas de classes, cidadania, democracia, processo de trabalho, formação e política social. Líder do grupo Gepe: SerLutas - Política Social, Lutas sociais e desafios para a intervenção do Serviço Social no campo e na cidade. Integrante do Núcleo de Estudos do Brasil Contemporâneo (NEBC/CEAM/UnB). Coordenou de 2019 a 2025 o curso de Serviço Social/Pronera/UFT
Maria Helena Cariaga Silva é Bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Doutorado também pela PUC-SP(2011).Pós doutorado pelo PPG de Politica Social da Universidade de Brasilia (2020).Experiência profissional na coordenação de programas, projetos e pesquisas sociais. Com enfase na implementação, execução e avaliação de políticas publicas, na área da politica de assistência social, politica de saúde e demais politicas sociais públicas. Pesquisadora e Professora Associada da Universidade Federal do Tocantins - UFT.
Raí Vieira Soares é Bacharel em Serviço Social pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Mestre em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (PPGPS/UnB) com período sanduíche na Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS/Buenos Aires/Argentina). Professor Assistente no curso de graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus de Miracema. Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Estado, Política Social e Serviço Social (GEPOSS/UFT), membro do Grupo de Estudos Político-Sociais (POLITIZA/UnB), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social (NEPPOS/UnB), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Serviço Social no Capitalismo Dependente (GEDUSSC/UnB) e da Rede de Pesquisa Capitalismo Dependente, Educação e Serviço Social (Rede CADESS - UnB/UFF).