Esse site utiliza cookies
Volumes 7, 8 e 9 da coletânea “Desassossegos Digitais” já estão disponíveis
Estão disponíveis os volumes 7, 8 e 9 da coletânea "Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências com o Uso das Tecnologias no Espaço Educacional da/na Formação de Professores na Amazônia". As obras foram organizadas por Ruhena Kelber Abrão, Marlon Santos de Oliveira Brito e José Fernando Bezerra Miranda. Os Livros reúnem reflexões e vivências sobre o uso de tecnologias digitais no ensino em diferentes localidades da Amazônia. Os autores são doutorandos vinculados a instituições do Amazonas, Rondônia e Tocantins
Os relatos mostram, de forma simbólica e poética, os desafios enfrentados com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação e na formação docente. A coletânea também analisa como o ensino e a aprendizagem passaram a depender cada vez mais das tecnologias, transformando o cenário educacional.
Além das vivências, os volumes trazem contribuições de professores e especialistas sobre temas como redes sociais, plataformas de aprendizagem online e questões de privacidade e segurança.
O título Desassossegos Digitais destaca o impacto emocional das tecnologias no processo formativo. A palavra “desassossego” sugere inquietação, desconforto e perturbação — sensações comuns ao uso intensivo de recursos digitais, especialmente em contextos marcados por desigualdades, como os da Amazônia.
A coletânea foi produzida por pesquisadores do Doutorado em Educação na Amazônia (Rede Educanorte/PGEDA) e de outros programas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os textos nasceram a partir da disciplina optativa “Educação: Tecnologia e Comunicação no Desenvolvimento de Processos de Formação Humana – Perspectiva no Contexto Amazônico”, com base nos debates realizados ao longo da formação.