Esse site utiliza cookies
Vice-cônsul da embaixada estadunidense no Brasil palestra na UFT sobre as possibilidades de estudos nos EUA
Na manhã desta terça-feira (5), no Auditório dos Conselhos no prédio da Reitoria da UFT, ocorreu a palestra "Oportunidades Acadêmicas e de Intercâmbio nos Estados Unidos" com a vice-cônsul da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Nancy Buckheit; ela estava acompanhada da assistente consular, Marisa Bolzan.
Com a presença do reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato; o vice-reitor, professor Marcelo Leineker, pró-reitores e o diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés Arantes, e vários estudantes e técnicos administrativos, a vice-cônsul explanou sobre as possibilidades de estudo nos Estados Unidos, tanto via intercâmbio quanto em pesquisa.
Nancy explicou sobre os tipos de vistos voltados para os interessados em estudar no país norte-americano, enfatizando a importância de os acadêmicos buscarem informações no sítio da Embaixada na internet. A assistente Marisa discriminou as opções de estudos e programas possíveis de serem aderidos para que estudantes brasileiros possam desenvolver-se academicamente nos Estados Unidos. Enfatizou também sobre o processo de solicitação do visto, que pode sofrer diferenciação quanto ao tipo a depender do tempo de permanência e do tipo de estudo que será desenvolvido em solo estadunidense.
Após a palestra, foi aberto espaço para perguntas aos estudantes participantes do evento e também foram distribuídos brindes para os que acertassem as perguntas. A vice-cônsul e a assistente foram acompanhadas pelo vice-reitor em visita a algumas instalações no Câmpus de Palmas, como a Rádio UFT FM e o Laboratório de Tecnologias 3D (Labtec).
Ampliar a internacionalização
Para o reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato, palestras como a da vice-cônsul norte-americana "ampliam as diferentes possibilidades para que estudantes, docentes e técnicos-administrativos tenham mais conhecimento sobre as diferentes formas de intercâmbios fora do Braisl, noutra parte do mundo; queremos estimular os acadêmicos a buscarem este caminho do intercâmbio e da busca do conhecimento científico e cultural", disse o reitor, enfatizando que a atividade também faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT
Segundo a titular da Coordenação de Relações Internacionais (Relinter), Ádila Lima, "palestras assim são oportunidades incríveis e é mais uma das nossas iniciativas, de trazer os embaixadores e os responsáveis pelas entidades e programas. Queremos incentivar nossos alunos porque faz uma diferença muito grande, desde a graduação até o pós-doutorado. é uma oportunidade também que temos de fomentar a busca por esses intercâmbios", disse.
Para a vice-cônsul Nancy, que esteve pela primeira vez em uma universidade brasileira - pois está no Brasil há apenas três meses - a visita foi uma ótima oportunidade para falar das oportunidades, poder explicar mais sobre os programas e as possibilidades. Ela afirmou que gostou muito de conhecer a Universidade Federal do Tocantins e a paisagem tocantinense. A assistente Marisa Bolzan aproveitou para agradecer a recepção e o espaço dado pela UFT para que a vice-cônsul pudesse falar dos programas e oportunidades para acadêmicos e servidores.
Em busca de conhecimento
A acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Amelia Milieli Carvalho, tem o desejo de aprimorar os conhecimentos fora do país. Para ela, assistir à apresentação da vice-cônsul faz parte de seus objetivos. "Planejo fazer mestrado depois da graduação e pretendo fazer isso nos EUA ou na Europa, principalmente por conta do avanço tecnológico que eles têm em relação à construção civil, sustentabilidade e materiais inovadores e tecnológicos que não sejam tão danosos ao meio ambiente", pontuou.
O estudante de Ciências da Computação, João Pedro Ribeiro Dias Morais tem o mesmo objetivo: buscar mestrado e doutorado fora do país. "Por isso, palestras como esta nos dão um bom conhecimento na busca por esse objetivo; precisamos de mais palestras desse modo", ressaltou o aluno.
Confira, abaixo, alguns registros fotográficos da palestra e da visita às dependências do Câmpus de Palmas.