Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Universidade da Maturidade recebe Prêmio Nacional de Direitos Humanos em cerimônia realizada em Brasília
    RECONHECIMENTO

    Universidade da Maturidade recebe Prêmio Nacional de Direitos Humanos em cerimônia realizada em Brasília

    Cerimônia ocorreu nessa quarta-feira, 10, durante a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos

    Por  Fábio Almeida (Ascom UMA) | Edição: Samuel Lima | e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 11/12/2025 - 17:55  | Atualizado em 11/12/2025 - 21:16
    Compartilhe:

    A Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), recebeu, nessa quarta-feira (10), o Prêmio Direitos Humanos – Edição Luiz Gama & Esperança Garcia, na categoria “Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa”. A entrega ocorreu durante cerimônia oficial realizada em Brasília, no âmbito da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos.

    Nesta edição, 22 instituições foram reconhecidas em diferentes categorias. A UFT, por meio da UMA, destacou-se como a única instituição de ensino superior premiada nacionalmente. O feito torna o reconhecimento inédito e reforça o papel pioneiro da universidade na promoção do envelhecimento ativo, da educação ao longo da vida e da defesa dos direitos da pessoa idosa.

    A reitora da UFT, professora Maria Santana, esteve presente na cerimônia e celebrou o marco. “A Universidade da Maturidade nasceu no Tocantins e hoje inspira o Brasil, mostrando que a universidade pública tem compromisso real com a inclusão, a cidadania e a dignidade humana. Ser a única instituição de ensino superior premiada nesta edição reforça nossa missão de transformar vidas por meio da educação ao longo da vida. Esse é um reconhecimento que celebramos com toda a comunidade acadêmica e com cada idoso que encontrou na UMA um espaço de pertencimento, valorização e protagonismo".

    O coordenador da UMA, professor Luiz Sinésio Neto, também destacou a importância histórica da conquista. “Ver a UMA reconhecida nacionalmente como referência na garantia dos direitos da pessoa idosa é a confirmação de que estamos no caminho certo. Este prêmio não é apenas um troféu, ele simboliza quase 20 anos de luta, dedicação e compromisso com a transformação social. A UMA nasceu como um sonho e hoje se torna política pública de impacto, construindo oportunidades, combatendo preconceitos e reafirmando que envelhecer é um direito".

    Sobre o prêmio

    Criado em 1995, o Prêmio Direitos Humanos é considerado o mais tradicional reconhecimento público do Estado brasileiro dedicado a pessoas e instituições que atuam na promoção da dignidade humana. A edição 2025 homenageia Luiz Gama e Esperança Garcia, ícones da luta antirracista no Brasil.

    A UFT, por meio da UMA, foi a única instituição de ensino superior premiada
    A reitora da UFT, Maria Santana, esteve presente durante a entrega do prêmio


    Tags:  UMA,  Extensão.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.