Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Universidade da Maturidade apresenta sua Tecnologia Social em conferência internacional sobre longevidade na República Tcheca
    PARCERIA

    Universidade da Maturidade apresenta sua Tecnologia Social em conferência internacional sobre longevidade na República Tcheca

    Evento é promovido pela Associação Internacional das Universidades da Terceira Idade (AIUTA)

    Por  Ascom UMA | Edição: Virgínia Magrin e Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 13/10/2025 - 18:00  | Atualizado em 13/10/2025 - 19:01
    Compartilhe:

    A Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), apresentou sua Tecnologia Social durante a Conferência Internacional sobre Longevidade, promovida pela Associação Internacional das Universidades da Terceira Idade (AIUTA). O evento ocorre entre os dias 13 e 16 de outubro, nas cidades de Praga e Pardubice, na República Tcheca.

    Representando a UFT, o coordenador da UMA, professor Luiz Sinésio Neto, participou da programação apresentando a experiência brasileira do programa, que tem se consolidado como referência em educação para a maturidade. A palestra destacou o modelo de formação, a metodologia intergeracional de ensino-aprendizagem e os impactos sociais da Tecnologia Social desenvolvida pela UMA, reconhecida pela Fundação Banco do Brasil.

    A apresentação também reforçou a integração da Universidade da Maturidade à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), evidenciando o papel da educação na promoção do envelhecimento ativo e sustentável.

    O convite para a participação da UMA na conferência foi feito pelo professor François Vellas, presidente da AIUTA, e representa o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pela Universidade da Maturidade no fortalecimento da inclusão e da aprendizagem ao longo da vida.

    A Conferência AIUTA 2025 conta ainda com palestras e apresentações de universidades da França, Itália, Espanha, México, Portugal, Alemanha, Colômbia, Canadá, Tchecoslováquia, Nigéria, China e Hong Kong, configurando-se como um espaço global de diálogo sobre envelhecimento e longevidade.

    Parceria

    A participação da UMA na conferência também fortalece a parceria entre a instituição e a Universidade Técnica de Ostrava, firmada em maio deste ano. As universidades vêm promovendo intercâmbios, pesquisas conjuntas e o desenvolvimento de projetos voltados à inovação em saúde e à qualidade de vida na maturidade.

    Na sexta-feira (10), o professor Luiz Sinésio esteve na Universidade Técnica de Ostrava, onde foi recebido pelo professor Martin Cerny e conheceu projetos nas áreas de biosensores, telemonitoramento e casas inteligentes para idosos.

    Foto 02 - Evento é promovido pela Associação Internacional das Universidades da Terceira Idade (AIUTA).jpg
    Foto 03 - Dr. Luiz Sinésio foi recebido pelo professor Martin Cerny na Universidade Técnica de Ostrava.jpg
    Foto 01 – Dr. Luiz Sinésio Neto apresenta tecnologia social da UMA na Conferência Internacional sobre Longevidade que está acontecendo na República Tcheca.jpg


    Tags:  UMA,  Palmas,  Internacioalização.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.