Esse site utiliza cookies
UFT sedia miniconferência que reúne municípios do Tocantins para fortalecer Planos Municipais de Educação
O Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas, está sediando o VI Momento Formativo do O Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação (Prisme), da Universidade Federal do Tocantins - III Miniconferência Municipal de Educação. O evento tem o objetivo de fortalecer a elaboração e o monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PMEs) por meio de metodologias participativas e baseadas na resolução de problemas.
De acordo com a coordenação do evento, parte das atividades é realizada também na Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, e reúne três representantes de cada município inscrito no agrupamento formativo I: o dirigente municipal de educação, o supervisor municipal do Prisme e um membro do Fórum Permanente Municipal de Educação integrante da Comissão de Monitoramento e Avaliação do PME.
Objetivos do evento
A programação foi desenhada para:
- Aprofundar o conhecimento sobre a educação municipal, explicitando os níveis de realização das políticas educacionais e os obstáculos à garantia do direito à educação;
- Identificar problemas e causas relacionados às políticas de Educação Infantil, Educação Integral e Educação de Jovens e Adultos;
- Esboçar objetivos, metas e estratégias para os PMEs com base nos problemas identificados.
Programação intensa e participativa
No primeiro dia (quinta-feira, 21), ocorreu a abertura oficial com representantes da RCT e da Gestão Prisme, seguida de um painel temático sobre a síntese diagnóstica da educação municipal na perspectiva do controle social democrático-participativo.
À tarde, foi ministrado o Minicurso Prisme na Elaboração dos PMEs, com foco na descrição de problemas e causas das políticas educacionais, utilizando dados de órgãos como MEC, INEP, IBGE e Seduc/TO.
Nesta sexta-feira (22), o minicurso continuará com trabalhos em grupo para identificação de causas, elaboração de objetivos e metas, e preenchimento de formulários guia. Haverá ainda socialização dos trabalhos, esclarecimento de dúvidas e comentários analíticos por formadores e gestores.
Metodologia baseada em resolução de problemas
A abordagem metodológica prioriza a Metodologia da Resolução de Problemas, já trabalhada nos Momentos Formativos IV e V, com ênfase na análise de indicadores educacionais e na construção coletiva de soluções.
Coordenação e formadores por regionais
A equipe de coordenação é composta por docentes da UFT, técnicos da SEE-TO e representantes de secretarias municipais, como a Dr.ª Rosilene Lagares (Coordenadora Geral - Prisme/PPGE/UFT), Dr. Roberto Carvalho (UFT), Dr.ª Meire Lúcia (SME Gurupi), entre outros. (Com informações de Jocyléia Santana).