Esse site utiliza cookies
UFT recebe visita da ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara
Na manhã desta quinta-feira, 6 de março, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) teve a honra de receber a ministra dos Povos Índígenas do Brasil, Sonia Guajajara. Presente na instituição para acompanhar a defesa de TCC do seu filho, o estudante do curso de Engenharia Civil, Luiz Augusto Guajajara, Sônia aproveitou para conhecer a Universidade e suas políticas de inclusão. Além disso, o auditório do bloco da Reitoria serviu como local de encontro com representações indígenas do Tocantins para o fortalecimento de laços e dialogando sobre pautas importantes para a comunidade originária do estado.
Durante a recepção marcaram presença o reitor da UFT, Eduardo Bovolato; o vice-reitor, Marcelo Leineker; os pró-reitores Eduardo Erasmo, Maria Santana, Carlos Alberto de Araújo e Michelle Trombini Duarte; e a diretora do Câmpus de Porto Nacional, Etiene Fabbrin. Após os agradecimentos de Bovolato à presença da ministra, Santana e Etiene apresentaram algumas ações da Universidade aos seus quase 600 acadêmicos indígenas. Entre elas, comentaram sobre a instituição ser uma das primeiras universidades do Brasil a ter cota para indígenas e quilombolas e levar os procedimentos de matrícula até as aldeias.
Demandas solicitadas
O momento foi utilizado também para solicitar apoio à construção da Casa do Estudante Índigena, local destinado para a moradia e permanência destes acadêmicos durante a graduação. Para Bovolato, essa visita trará ótimos resultados à UFT, em especial à comunidade à qual Sônia representa. “Essa visita tem um simbolismo muito grande e uma importância para nós da Universidade, considerando a quantidade de estudantes indígenas que temos, seja nos cursos de graduação ou nos de pós-graduação. Além de discutimos as políticas de apoio a esse público, esse momento também representa a atenção que o Governo Federal dá a esses graduandos”, disse ele.
Em sua fala, Sonia Guajajara agradeceu pelos cuidados e apoio prestados ao seu filho durante sua jornada acadêmica na Universidade. “Ele decidiu fazer faculdade na UFT, o acompanhei no ínicio das aulas e fiquei preocupada de o deixar aqui, mas o ambiente se tornou tão acolhedor e seguro para ele que me tranquilizei”, disse ela. E finalizando sua fala, Guajajara aproveitou para parabenizar as brigadas indígenas do Tocantins e as ações de fortalecimento aos donos originários do estado: “Sempre que viajo ao exterior, ouço sobre a importância e o impacto das comunidades do Tocantins. Vocês são muito bem conceituados e avaliados lá fora. Continuem fazendo este ótimo trabalho.”
Por ser aniversário de Sônia, o evento contou também com o canto de Parabéns a ela e torcida pela defesa do TCC de seu filho. Ao final do encontro, foi feito um convite para ela retornar à Universidade e conhecer suas ações na prática e mais de perto. A presença de Sonia Guajajara em nossa universidade é um marco importante e reforça o compromisso da UFT com a inclusão, a diversidade e o respeito aos povos originários.