Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Localização e ContatosAcesso à InformaçãoConcursos e SeleçõesComunicaçãoOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    UFT recebe estudantes de Angola para etapa presencial de formação em Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas
    INTERNACIONALIZAÇÃO

    UFT recebe estudantes de Angola para etapa presencial de formação em Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas

    Estudantes angolanos participam de programação presencial do Gespol/UFT, fortalecendo parceria internacional em gestão pública e políticas públicas

    Por  Virgínia Magrin e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 02/02/2026 - 14:41  | Atualizado em 02/02/2026 - 17:27
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT) iniciou, nesta segunda-feira (2), a programação presencial de acolhimento aos estudantes angolanos vinculados ao Programa Profissional em Gestão de Políticas Públicas (Gespol/UFT), fruto da cooperação internacional estabelecida entre a Universidade, o Tribunal de Contas de Angola e instituições parceiras daquele país. A visita integra uma etapa estratégica do processo formativo, que combina atividades presenciais no Brasil, em Angola e ações em formato remoto.

    A recepção oficial ocorreu na Reitoria da UFT, no Câmpus de Palmas, seguida por visita técnica à Inova Fapto, ambiente de inovação e empreendedorismo vinculado à Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). Ao longo de duas semanas, os estudantes participam de aulas intensivas, encontros institucionais e atividades de imersão em órgãos públicos e espaços estratégicos de governança.

    De acordo com o professor Waldecy Rodrigues, docente do Gespol e um dos coordenadores da iniciativa, a visita faz parte de um modelo formativo integrado, construído a partir da missão institucional realizada pela UFT em Angola, em novembro do ano passado. “Nós estivemos em Angola para a aula inaugural e para o início das disciplinas presenciais lá. Agora, eles vêm para este momento no Brasil, com aulas intensivas, atividades institucionais e visitas técnicas. Em abril, retornamos novamente a Angola para dar continuidade às atividades presenciais. É um processo formativo articulado entre presencial no Brasil, presencial em Angola e atividades online”, explicou.

    Suzana Gilioli da Costa Nunes, docente do Gespol, explicou que os estudantes permanecerão por aproximadamente duas semanas em Palmas, com aulas nos períodos da manhã e da tarde, envolvendo quatro disciplinas, ministradas por docentes do Gespol. “Eles terão aulas todos os dias, além de uma programação institucional que inclui visitas ao Tribunal de Contas do Tocantins, à Fapto, encontros com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura, além de outras agendas estratégicas. É uma formação intensa, pensada também como uma experiência de imersão institucional”, destacou Suzana.

    Acolhimento

    Durante a recepção oficial, a reitora da UFT, Maria Santana, ressaltou o significado acadêmico, cultural e institucional da presença dos estudantes angolanos na Universidade. Em sua fala, destacou o papel da universidade pública como espaço de diálogo intercultural e produção compartilhada de conhecimento:

    “Receber, em Palmas, estudantes de Angola que vêm compartilhar conosco a experiência da pós-graduação é reafirmar o papel da universidade como espaço de encontro entre povos, saberes e histórias que se conectam. Brasil e Angola têm laços profundos, culturais e linguísticos, e essa convivência cotidiana amplia olhares, fortalece a produção acadêmica e nos ensina a aprender com a diversidade. A troca que acontece em sala de aula vai além do conhecimento técnico: ela promove respeito, pertencimento e a construção conjunta de soluções para desafios que são comuns aos nossos países. É uma honra para a UFT contribuir para essa ponte viva entre continentes, culturas e futuros possíveis.”

    A agenda institucional do primeiro dia também incluiu visita à Inova Fapto, onde os estudantes conheceram projetos de inovação, startups incubadas e iniciativas voltadas à transferência de tecnologia e ao empreendedorismo acadêmico.

    Formação

    Entre os participantes está o presidente do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Domingos Gunza, que também é aluno do curso de doutorado. Em sua fala, ele destacou o caráter estratégico da cooperação com a UFT e o interesse em ampliar o intercâmbio acadêmico entre Brasil e Angola.

    “Estamos aqui na Universidade Federal do Tocantins no quadro de uma verdadeira cooperação. Uma cooperação que se destina à nossa formação. Viemos buscar conhecimento, beber dessa fonte científica, do saber diversificado e profundo que a universidade oferece. Temos sido recebidos de forma calorosa, fraterna, e nos sentimos em casa. Essa formação certamente terá impactos positivos para nós, enquanto estudantes, e também para as instituições que representamos”, afirmou.

    Gunza também ressaltou a importância de ampliar o intercâmbio acadêmico com países africanos e convidou formalmente docentes e gestores da UFT a conhecerem Angola e suas instituições de ensino e pesquisa, fortalecendo o diálogo Sul–Sul.

    O diretor do Gabinete de Recursos Humanos do Tribunal de Contas de Angola e aluno do doutorado, Adriano Alfredo Jaime, destacou que a parceria contribui diretamente para o fortalecimento técnico e institucional do órgão angolano.

    “Essa cooperação vai ajudar no melhoramento das capacidades técnicas e funcionais dos quadros do Tribunal de Contas. Estamos a lidar com uma universidade vocacionada para o desenvolvimento e a pesquisa. Os programas de formação estão sendo concebidos de acordo com as necessidades do Tribunal, o que representa uma mais-valia incontestável. Hoje o Tribunal também passa a analisar políticas públicas, o que exige formação científica, além do conhecimento jurídico. Essa parceria é fundamental nesse processo”, pontuou.

    20250202_UFT recebe estudantes de Angola_Fotos Luiz (1).jpeg
    20250202_UFT recebe estudantes de Angola_Fotos Luiz (3).jpeg
    20250202_UFT recebe estudantes de Angola_Fotos Luiz (2).jpeg

    Cooperação internacional

    A visita atual é resultado direto da missão institucional realizada pela UFT em Angola, em novembro de 2025, quando a Universidade liderou a construção de uma cooperação internacional voltada à formação em desenvolvimento regional, governança e avaliação de políticas públicas. Na ocasião, a delegação da UFT foi recebida pelo Tribunal de Contas de Angola e pela Universidade Agostinho Neto, em Luanda, além de autoridades governamentais na província da Huíla.

    Naquele momento, foram definidos quatro eixos prioritários de cooperação: formação acadêmica e técnica em políticas públicas, apoio à implantação de sistemas de avaliação governamental, construção de uma política nacional de desenvolvimento regional baseada em evidências e integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aos processos de planejamento público.

    Atualmente, nove estudantes angolanos integram o programa, sendo seis no mestrado e três no doutorado, todos vinculados ao Tribunal de Contas de Angola. A expectativa da Coordenação é ampliar a iniciativa, com a abertura de novas turmas e a expansão das ações conjuntas de pesquisa, extensão e formação continuada.

    Programação

    Durante a permanência na UFT, os estudantes participam de aulas presenciais nas áreas de Metodologia Científica e Governança e Redes, além de reuniões institucionais e visitas técnicas. A programação inclui ainda sessão solene no Tribunal de Contas do Tocantins, encontro com autoridades do sistema de justiça e atividades de integração cultural e acadêmica.

    Segundo a Coordenação do Gespol, as atividades foram organizadas para garantir não apenas a formação teórica, mas também a vivência prática dos modelos de gestão pública, inovação e governança adotados no Brasil.


    Tags:  Gespol,  Reitoria,  Internacionalização.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.