Esse site utiliza cookies
UFT recebe comitiva da universidade peruana Untels visando acordos de mobilidade técnica e acadêmica
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebe, esta semana, professores e alunos da Universidade Nacional Tecnológica de Lima Sul (Untels). O objetivo da visita é o encaminhamento de acordos de mobilidade técnica e acadêmica, especialmente nas áreas de Administração, Ciências da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Telecomunicações.
A comitiva peruana chegou sábado a Palmas e foi recebida na Reitoria da UFT, na manhã desta segunda-feira (29), iniciando a programação com uma reunião com a participação da reitora da UFT, Maria Santana Milhomem, e a participação remota de dirigentes da Untels. Maria Santana destacou a permanência dos estudantes como um dos principais desafios da Universidade e, nesse contexto, falou da importância da troca de experiências que o intercâmbio e a cooperação entre instituições estrangeiras pode proporcionar. "Nós temos professores que estão aqui que têm um trabalho de muito tempo dentro da nossa instituição, e eu tenho certeza que vocês poderão aproveitar da expertise dos nossos colegas, assim como eles também vão poder aproveitar da expertise que vocês têm", disse ela, sintetizando o tom colaborativo do encontro.
Depois da recepção que teve a reitora como anfitriã, o grupo realizou uma visita guiada ao câmpus, passando por diversos laboratórios e a Rádio UFT.
À tarde, após almoçar no RU, a comitiva assistiu a uma apresentação sobre o panorama da UFT, seus cursos e seus programas institucionais, realizada pelos pró-reitores de Graduação, Valdirene de Jesus, de Pesquisa e Pós-Graduação, Flávia Tonani, de Assistência Estudantil, Kherley Barbosa, e de Extensão, Bruno Barreto. Durante a rodada de perguntas, a possibilidade de dupla certificação, os programas de assistência estudantil e o modelo adotado na UFT de curricularização das atividades de extensão foram os temas mais abordados pelos visitantes da Untels. "O debate sobre a extensão no Peru ainda é praticamente inexistente e, infelizmente, existe um fosso muito grande entre a Universidade e a sociedade. Por onde começar a fazer esse trabalho?", questionou um dos professores peruanos na ocasião.
Mais tarde, o grupo realizou uma visita ao Hub da Inovato, a Agência de Inovação da UFT, onde puderam conhecer ações da UFT voltadas para o fomento de projetos inovadores.
Álvaro Cabrera, acadêmico do Curso de Administração e docente dos cursos de Economia, Filosofia e Física da Untels, destacou e agradeceu a hospitalidade da UFT, desde a recepção da comitiva no aeroporto, e disse acreditar em boas perspectivas de acordo entre as duas instituições: "Tengo muchas expectativas porque nos recibieron muy bien. Antes que nada, muchas gracias por lo de hoy! [...] Y creo que ahora estamos conociendo a más profesores, más negocios y toda la infraestructura de la universidad, así que me siento muy bien, agradecido con la Universidad Federal de Tocantins. Nosotros somos de Lima, de la Untels, y estamos encantados de estar con ustedes! Muchas gracias, esperamos volver y también que vayan para allá, para hacer un intercambio."
O professor Orlando Ortega Galicio, docente da Escola de Eletrônica e Telecomunicaciones em Untels, que visita uma universidade brasileira pela primeira vez, defendeu que as universidades latino-americanas se unam e trabalhem juntas para, como dizem no Peru "empurrar el carro en solo uno sentido". "La experiencia que tendremos, que aprenderemos aquí con la UTF y con el sistema educativo brasileño en la parte universitaria, será esencial para nosotros", afirmou ele, ao final do primeiro dia de visita. "Para nosotros es una experiencia muy agradable venir a la UFT en esta pasantía, en este intercambio previo que se realiza, ya que nos enriquece bastante en los conocimientos la experiencia que la UFT tiene en este tiempo de existencia. Nosotros, como universidad joven, queremos crecer y aprender más de nuestros pares a nivel internacional. La experiencia que la UFT tiene en las diferentes carreras y en el tema del pregrado y del posgrado nos ayudará bastante a poder desarrollar y tener una visión más amplia sobre esto. En realidad, nuestras autoridades quieren que la Universidad se internacionalice a través de estos convenios, y además queremos agradecer de antemano a las autoridades, a la señora rectora de la UFT y a todo el personal académico-administrativo por este recibimiento y por este apoyo, en este sentido de hermandad con otra universidad en Perú. Estoy seguro de que esta visita que estamos realizando esta semana traerá productos y frutos que nos ayudarán a ambas partes. Esperamos que, más adelante, podamos tenerlos a ustedes en Lima y, de esa manera, también intercambiar experiencias que, al final, enriquezcan a ambas universidades."
A missão da Untels na UFT segue até sexta-feira, 3 de outubro, com atividades setorizadas nos cursos de graduação e programas de pós-graduação relacionados às áreas de interesse da universidade peruana, envolvendo empresas juniores, grupos PET (Programa de Educação Tutorial), centros acadêmicos e atléticas estudantis. Entre as atividades previstas está uma visita de campo ao Parque Estadual de Lajeado com os representantes da área de Engenharia Ambiental.
A expectativa é de que, ao final da visita, sejam encaminhadas propostas para a elaboração de minutas de termos de acordo de cooperação entre a UFT e a Untels.