Esse site utiliza cookies
UFT promove webinário sobre demarcação de territórios quilombolas no Tocantins
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio de sua comunidade acadêmica e em parceria com o Ministério Público do Tocantins (MPTO), promove o webinário "Demarcação de Territórios Quilombolas no Tocantins: diálogos e direitos". O evento acontecerá no dia 25 de junho, às 19h30, com transmissão pela plataforma EadCesaf.
A proposta do evento é fomentar o debate sobre a demarcação de territórios quilombolas no Estado, fortalecer os direitos das comunidades tradicionais e incentivar uma discussão construtiva sobre o tema em diversos setores da sociedade civil. A iniciativa também busca fortalecer os direitos das comunidades quilombolas e ampliar a compreensão sobre os instrumentos legais e administrativos disponíveis.
Organização e programação
A programação prevê um painel com relatos sobre as experiências e desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas, com narrativas de representantes de Barra da Aroeira e Rio Preto. Outro painel abordará os instrumentos administrativos e as ações judiciais relacionadas à demarcação dos territórios quilombolas, contemplando os procedimentos do Incra e a atuação do MPF.
O evento adota uma estratégia que valoriza a escuta ativa e a integração dos saberes institucionais, acadêmicos e comunitários, utilizando uma linguagem acessível para promover um ambiente participativo e formativo.
Como desdobramento do webinário, serão produzidos dois materiais pedagógicos: um podcast com as discussões realizadas e um guia com informações práticas e jurídicas sobre o processo de demarcação. Ambos os materiais têm a finalidade de apoiar a formação cidadã, ampliar a mobilização social e subsidiar ações institucionais que busquem garantir os direitos territoriais das comunidades quilombolas.