Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    UFT Miracema participa da XVII Jornada Nacional do HistedBR em Fortaleza
    PRESENÇA

    UFT Miracema participa da XVII Jornada Nacional do HistedBR em Fortaleza

    Evento discutiu os desafios históricos do Plano Nacional de Educação e contou com a apresentação de trabalhos de professores e estudantes do câmpus de Miracema

    Por  vimagrin  | Publicado em 25/11/2024 - 11:56  | Atualizado em 25/11/2024 - 11:59
    Compartilhe:

    Entre os dias 11 e 14 de novembro, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Miracema, participou da XVII Jornada Nacional do HISTEDBR. O evento, realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC), teve como tema “Desafios históricos para o Plano Nacional de Educação: como avançar na formação histórico-crítica na educação brasileira?”, reunindo pesquisadores de diferentes regiões do país.

    A UFT Miracema foi representada pelos professores do curso de Pedagogia Juliana Chioca Ipólito, Luciane Silva de Souza e Márcio Bernardes de Carvalho, além dos estudantes Camilla Stefanni Pereira Silva e Mateus Dias, que contribuíram com apresentações e atividades durante o evento.

    Foto: Divulgação

    Trabalhos apresentados

    A Jornada contou com a presença de mais de mil participantes inscritos de todas as regiões do Brasil e foram apresentados mais de 300 trabalhos entre artigos e resumos expandidos. Os trabalhos apresentados pelos participantes da UFT abordaram temas relacionados à pedagogia histórico-crítica e à educação pública. Confira os títulos:

    • "Educação e emancipação: meios para superar o trabalho alienante", de Mateus Dias;
    • "Contribuições da pedagogia histórico-crítica (PHC) para a compreensão do papel da educação escolar pública", de Camilla Stefanni Pereira Silva;
    • "As políticas de educação especial e inclusiva no estado do Tocantins: uma análise a partir da PHC", das professoras Juliana Chioca Ipólito e Luciane Silva de Souza;
    • "Contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural para educação especial e inclusiva", também das professoras Juliana Chioca Ipólito e Luciane Silva de Souza;
    • "Elementos iniciais para uma caracterização da educação e do ensino médio brasileiro: perspectiva crítica", do professor Márcio Bernardes de Carvalho.

    Participação

    Além de apresentar os trabalhos, os professores e estudantes da UFT participaram da organização da Jornada, contribuindo com o registro fotográfico de mais de três mil imagens.

    O evento contou ainda com uma conferência de abertura apresentada pelo Professor Dermeval Saviani, Coordenador-Geral do HistedBR, que abordou os desafios e possibilidades para o avanço do Plano Nacional de Educação. A participação da UFT Miracema reforça a importância de integrar discussões acadêmicas que dialoguem com o contexto educacional brasileiro e contribuam para reflexões críticas sobre a formação e as políticas educacionais. (Com informações de Juliana Chioca Ipólito, Luciane Silva de Souza, Marcio Bernardes de Carvalho, Camilla Stefanni Pereira Silva e Mateus Dias)


    Tags:  Câmpus de Miracema,  Pedagogia Miracema.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.