Esse site utiliza cookies
UFT marca presença nos Jogos Universitários Brasileiros em Brasília
Entre os dias 29 de maio e 1º de junho, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) esteve presente nas seletivas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizadas em Brasília. A delegação contou com atletas nas modalidades de atletismo e tênis de mesa, levando à capital federal o talento e a garra do esporte universitário tocantinense.
Mais do que uma competição, o JUBs representa um espaço de resistência, sonho e superação. Estudantes de todo o país se reuniram em Brasília em busca de uma vaga na próxima fase, rumo ao cenário internacional. Para quem representa uma universidade pública como a UFT, a participação vai além do esporte: é também um ato de coragem, enfrentando os desafios de conciliar rotina acadêmica, treinos e, muitas vezes, a falta de estrutura.
Tênis de mesa: foco, técnica e disciplina
No tênis de mesa, o estudante Kauã da Silva Ventura, do curso de Engenharia Ambiental, foi o responsável por levar o nome da UFT para a arena da disputa. Em suas palavras, o sentimento é de gratidão e orgulho:
“Foi uma experiência única na minha vida. Não consegui alcançar o resultado que eu queria, mas representar essa grande Universidade, a UFT, já me enche de orgulho. Fico muito feliz por ter participado desse grande evento, o JUBs.”
Atletismo: quando o esporte transforma vidas
Representando o Câmpus de Miracema, a estudante de Educação Física Iasmym Sandes participou das provas de atletismo. Sua relação com o esporte começou como um refúgio – e se tornou paixão:
“Minha trajetória com o atletismo surgiu como uma estratégia de fuga. Tudo começou quando me mudei para o Tocantins para estudar. Comecei a correr para não deixar a mente vencer o corpo. E foi aí que comecei a me apaixonar pela corrida, participando de provas de rua. No primeiro ano do curso de Educação Física, tive meu primeiro contato com a corrida de velocidade. Participei de uma competição, fui campeã e decidi investir em treinos.”
Hoje, ela colhe os frutos dessa dedicação:
“Me sinto extremamente realizada com os frutos que tenho colhido, pelas amizades que cultivei e pelos lugares que tive a oportunidade de conhecer através da corrida, especialmente a corrida de velocidade!”
Sobre sua vivência no JUBs nacional, ela compartilha:
“A sensação de competir no JUBs foi a maior e melhor experiência da minha vida no esporte. Está entre os melhores do Brasil, mesmo sem ter me classificado, foi algo surreal. Uma vivência tão marcante que eu quero repetir por muitos anos ainda!”
Um olhar institucional para o esporte universitário
Michele Lobo, diretora de Assuntos Comunitários e Ações Afirmativas da UFT, destaca o papel estratégico da universidade na valorização do esporte:
“A participação da UFT nos Jogos Universitários Brasileiros é de grande importância para o desenvolvimento integral dos estudantes. Promove saúde, socialização e contribui diretamente para a permanência estudantil.”
Ela também ressalta como a universidade tem se mobilizado para apoiar os estudantes-atletas:
“A UFT tem investido no incentivo à prática de atividade física e esportiva por meio de iniciativas como o programa de extensão UFT em Movimento, que promove atividades físicas regulares e gratuitas em cinco câmpus. Além disso, a Proex oferece editais de fluxo contínuo que garantem auxílio financeiro para inscrições, transporte e materiais esportivos.”
Apesar das dificuldades enfrentadas pelas instituições públicas, a UFT segue apostando no esporte como ferramenta de formação completa. Porque formar estudantes também é apoiar seus sonhos, dentro e fora da sala de aula.
(*) Luiz Eduardo é estudante do curso de Jornalismo e cumpre estágio obrigatório na Sucom