Esse site utiliza cookies
UFT marca presença no II Encontro Norte e Nordeste do Parfor
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) marcou presença no II Encontro Norte e Nordeste do Parfor (II ENNEPARFOR), que está sendo realizado em Belém, sob a organização da Universidade do Pará. Este evento é um marco na discussão e aprimoramento da formação de professores da educação básica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma iniciativa essencial para a capacitação docente, promovida pelo Governo Federal em colaboração com a Capes, municípios, estados e o Distrito Federal. Este programa visa atender às crescentes demandas formativas resultantes da ampliação da oferta da educação básica no Brasil, proporcionando cursos de primeira e segunda licenciatura para professores em exercício nas redes públicas.
Nas regiões Norte e Nordeste, os desafios são ainda mais evidentes. A inadequação na formação docente é um problema persistente, com muitos professores ainda sem a qualificação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O Parfor atua diretamente para reduzir essas desigualdades regionais.
Participação da UFT
Representando a UFT no evento estão os professores Bruno Gonçalves Carneiro, coordenador do curso de Licenciatura Bilíngue de Surdos Parfor; Carolina Machado Rocha Busch Pereira, coordenadora institucional do Parfor; e Renato Jefferson Bezerra Leão Gregório, coordenador do curso de Letras Libras Parfor. Esses educadores compartilharão as ações realizadas pela Secretaria de Educação do Tocantins para implementar a educação bilíngue de surdos e a disciplina de Língua Brasileira de Sinais na rede estadual de ensino, conforme estabelecido pelo Plano Estadual de Educação do Tocantins.
Carolina enfatiza que o encontro conta com representantes de todos os estados do Brasil: "Estamos muitos felizes de poder apresentar as ações da UFT e compartilhar e conhecer outras iniciativas que estão sendo realizadas no país".
Além disso, os representantes irão apresentar os novos cursos lançados em 2024 no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). Entre os destaques estão os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos. Estes cursos inovadores oferecem uma educação integrada e um currículo flexível, refletindo o compromisso da UFT em promover uma formação docente mais inclusiva e equitativa.