Esse site utiliza cookies
UFT marca presença em simpósio da Amazônia com destaque em ecossistemas de inovação
Entre os dias 4 e 6 de setembro, a cidade de Boa Vista (RR) recebeu o Simpósio ALI Academy – Sustentabilidade e Amazon Tech, e contou com a participação do professor Gilson Pôrto Júnior, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ele levou ao evento sua experiência acadêmica e prática na consolidação de ecossistemas de inovação no Estado.
O simpósio, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) por meio do Programa ALI Academy, aconteceu na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e reuniu especialistas de todo o país para discutir estratégias voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento territorial na Amazônia Legal.
Integração
O congresso teve como foco a valorização da produção técnica e científica do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), promovendo a disseminação de boas práticas voltadas à sustentabilidade.
O professor Gilson participou como orientador na modalidade ALI Ecossistemas de Inovação. Reconhecido por sua atuação no campo da inovação territorial, ele integrou a Mesa 3, "Territórios e Municípios: Como a inovação pode contribuir com o contexto de desenvolvimento sustentável?", onde apresentou a experiência tocantinense com a palestra "Criando Pertencimento nos Ecossistemas de Inovação: Experiências Tocantinenses".
Para Gilson, nos últimos anos o Tocantins tem se destacado nos avanços tecnológicos em seus ecossistemas de inovação. “Foi uma satisfação participar, apresentando o resultado de um trabalho de consolidação dos ecossistemas de inovação no Tocantins durante o período de 2022 a 2025. Agradeço ao Sebrae, na pessoa da professora Adelice Soares, e à UFT, na pessoa do professor Marcelo Leinerker, por apoiarem um trabalho que traz crescimento para o Estado e para a pesquisa no campo dos ecossistemas de inovação”, finaliza.