Esse site utiliza cookies
UFT lança Edital Universal para seleção de projetos de pesquisa
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), publicou o Edital Propesq nº 160/2025 – Edital Universal de Pesquisa. O objetivo é fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico na instituição, incentivando servidores doutores a submeterem projetos que tragam melhorias ao ambiente de trabalho, estudo e pesquisa nos câmpus, em qualquer área do conhecimento.
A chamada valoriza pesquisadores, estudantes e cursos de pós-graduação e graduação da UFT, contribuindo para o fortalecimento de currículos e indicadores acadêmicos. As propostas devem atender às demandas específicas de cada câmpus, indicadas no edital:
Arraias: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes
Gurupi: Ciências Agrárias e Biotecnologia
Miracema: Inovação, Tecnologia e Inclusão; Educação; Saúde; Políticas Públicas e Enfrentamento às Vulnerabilidades Sociais
Palmas: Infraestrutura e acessibilidade; Qualidade de vida; Ensino-aprendizagem; Atividades esportivas
Porto Nacional: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Biológicas, da Saúde e da Terra
Recomendações
Embora não obrigatória, a participação de estudantes de pós-graduação stricto sensu é recomendada, assim como a inclusão de alunos de graduação e ensino médio. Parcerias internacionais também são bem-vindas e somam pontos na avaliação.
Podem participar servidores docentes efetivos da UFT com título de doutor reconhecido pelo MEC e em pleno exercício de suas atividades. Há condições específicas para docentes contemplados no Edital PROPESQ nº 105/2024.
O edital está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4 e 9) e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).