Esse site utiliza cookies
Em parceria com a UFT, MDS lança o Programa Território de Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva
Com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, foi lançado nesta quinta-feira (30) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, o Programa Território de Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva. A efetivação do programa, formalizada por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), prevê a inclusão socioprodutiva de 2.160 pessoas em situação de vulnerabilidade, distribuídas em 36 municípios tocantinenses, por meio de cursos e oficinas voltados à qualificação profissional, ao empreendedorismo e à valorização da produção local. O programa também fomenta a inovação territorial, integrando capacitação, apoio técnico e articulação institucional.
Durante sua fala no evento - realizado no auditório do Palácio Araguaia -, a reitora da UFT, professora Maria Santana, destacou que a Universidade é o espaço de todas e todos. "Nós precisamos ter esse trabalho o tempo inteiro em parceria com o município, com os governos, com os parlamentares, porque a universidade sozinha, ela não caminha. Ela tem que ter essas pessoas ao lado". A reitora reafirmou o compromisso da Universidade com a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento das comunidades. “São projetos extremamente importantes. Eu sei que o ministro [Wellington Dias] conhece muito bem as universidades públicas. Nós temos um papel crucial dentro da sociedade, que é realmente lançar luz sobre os problemas que essa comunidade tem. E os nossos professores, a partir da pesquisa, da extensão e da inovação, têm esse papel”, salientou.
De acordo com as informações do MDS, o Programa Território de Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva integra ações voltadas à autonomia das famílias, ao estímulo da geração de renda e ao fortalecimento da segurança alimentar, com base em uma abordagem territorial e sustentável. Ele visa à autonomia, geração de renda e segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade, tendo como público-alvo famílias que vivem nos assentamentos de reforma agrária.
Além do ministro, a cerimônia teve a presença do governador Laurez Moreira e do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, além de outras autoridades federais, estaduais e municipais, representantes da Econômica Federal, do Banco da Amazônia, empreendedores beneficiados e famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Acredita no Primeiro Passo
Outro programa lançado durante a solenidade ocorrida no Palácio Araguaia foi o Programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa do MDS visa promover a inclusão socioeconômica e a geração de renda entre famílias inscritas no Cadastro Único. Também são parceiros municípios, entidades, instituições de ensino e empresas.
"Essa integração com as empresas, com as vagas que estão demandando pelo Cadastro Único. Ali, a pessoa se inscreve e fazemos a qualificação. A gente libera os recursos, com essa qualificação ela alcança a condição do emprego. Já são 18 milhões do Cadastro Único e do Bolsa Família que celebraram o contrato de trabalho. Do outro lado, também apoiamos assistência técnica, financiamento e, com isso, a gente garante a superação da pobreza", explicou o ministro Wellington Dias.
O Acredita no Primeiro Passo foi instituído por meio da Medida Provisória nº 1.213, posteriormente convertida em lei e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa tem como foco estimular o empreendedorismo e facilitar o acesso ao microcrédito produtivo orientado, especialmente para famílias do CadÚnico, empreendedores informais, mulheres e pequenos produtores rurais.
O governador Laurez Moreira destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas de geração de renda no estado. "Nós sempre tivemos a preocupação de melhorar a vida, de dar oportunidade principalmente para quem quer empreender no nosso estado. Vimos aqui as linhas de crédito que o Governo Federal coloca à disposição de quem quer montar seu negócio no estado. O Tocantins está junto nessa luta", afirmou.
(Edição de Samuel Lima com informações das assessorias de comunicação do MDS e do Governo do Tocantins)