Esse site utiliza cookies
UFT e Câmara Brasil-Coreia do Sul assinam acordo de cooperação
No dia 6 de junho, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu a visita do presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Korea (CCIBK Brasil), Pablo Palhano, para assinatura de um acordo de cooperação entre as duas entidades. Esta é uma oportunidade de internacionalização da UFT.
O reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, destaca a formalização dessa aproximação. "É muito favorável a universidade por conta do modelo de desenvolvimento que eles têm. O investimento da indústria sul-coreana está muito vinculado a aproximação com as universidades. A participação da universidade é essencial para este modelo de desenvolvimento. Então essa é uma janela imensa de oportunidades de interação com empresas sul-coreana. Vamos tentar explorar isso da melhor forma possível".
Entre as possibilidades estão: estabelecer o diálogo entre as Universidades brasileiras e Sul-coreanas, com foco em parcerias efetivas, buscando o desenvolvimento de projetos de P&D, mobilidade, estágios para nossos alunos, dentre outras iniciativas.
O presidente da Câmara, Pablo Palhano, explica que a Coreia do Sul se tornou uma referência mundial de desenvolvimento através da educação. "Então, a gente aproximar empresas e indústrias da UFT nos proporciona criar uma sinergia. A indústria coreana investe fortemente nas universidades da Coreia do Sul e nós queremos que a indústria brasileira também invista na Universidade brasileira. Foi assim como a Coreia do Sul se desenvolveu. Com isso, nós temos o potencial de criar esse intercâmbio comercial entre os dois países, ampliar esse conhecimento e trazermos o empresário sul-coreano para conhecer o Estado, conhecer a cidade e conhecer a instituição. E também proporcionar para o acadêmico a oportunidade de estágio, não só com empresas brasileiras que já desenvolvem negócio com Coreia do Sul, mas também desenvolver estágio de estudantes brasileiros em empresas coreanas que estão aqui no nosso país".
Em um segundo momento, o presidente da Câmara Brasil Coreia também acredita que será possível a ida de estudantes para intercâmbio na Coreia do Sul através da universidade. Com a assinatura, Palhano, acrescenta quais são os principais resultados que são esperados através da parceria com a UFT. "A CCIBK Brasil e a UFT estão iniciando um processo que trará muito desenvolvimento tecnológico e apoio acadêmico entre as instituições do Brasil e Coreia do Sul. Isso também se estende ao Estado e aos municípios. Com certeza, isso trará inúmeros benefícios econômicos e sociais. Nós temos um trabalho com a Universidade que vai ser programado de forma estratégica na educação e economia".
De acordo com a CCIBK, há 600 empresas tocantinenses relacionadas com a indústria sul coreana, principalmente nos ramos químico e agronegócio. Mas que ainda falta provocar os empresários a enxergarem as universidades com ponte para o desenvolvimento tecnológico, da mesma forma que ocorreu para o desenvolvimento da Coreia do Sul.
A Câmara também convidou a UFT para visita técnica às universidades e parques tecnológicos na Coreia do sul entre os dias 13 e 20 de outubro de 2024.
Saiba mais sobre Câmara do Comércio e Indústria Brasil Korea
A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Korea (CCIBK Brasil) tem como missão desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de Investimentos Sul Coreanos no Brasil. Promover a implantação de tecnologias inteligentes no Brasil. Estimular o Turismo, Educação e Cultura entre os dois países, além da aproximação entre Universidades brasileiras e sul coreanas.
A CCIBK BRASIL elabora ações diversificadas na promoção comercial entre Brasil e Coreia do Sul, com o objetivo de promover exportações e importações entre os dois países, divulgando e valorizando os produtos e serviços brasileiros na Coreia do Sul, bem como os produtos e serviços sul coreanos no Brasil e ainda:
Promovem aproximações comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras e visitas de compradores sul-coreanos para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Atuam no desenvolvimento de projetos voltados à Educação, Artes, Esportes, Meio Ambiente, Cultura, Lazer, Culinária, Turismo, Segurança Pública, Smart City e Saúde Pública entre os dois países faz parte das ações. Como base de um de seus pilares de filantropia estão os Programas Sociais entre os dois países.
Promove oportunidades de convênios e acordos com instituições na Coreia do Sul, intercâmbio acadêmico, bolsas de estudo, compartilhamento de tecnologias e trabalhos científicos.
A CCIBK BRASIL também estimula a criação de cidades-irmãs através de missões empresariais e governamentais. Acordos entre cidades brasileiras e sul-coreanas, estabelecendo laços de cooperação que abrange âmbitos como cultura, saúde, educação, transportes, meio ambiente e desenvolvimento econômico.