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    UFT é aprovada como universidade parceira para formação de diretores e técnicos escolares em projeto de Mentoria do MEC
    PRODITEC

    UFT é aprovada como universidade parceira para formação de diretores e técnicos escolares em projeto de Mentoria do MEC

    Com início previsto para agosto, curso em formato virtual visa qualificar diretores escolares e técnicos de secretarias para os desafios da gestão educacional

    Por  daniela.camargos  | Publicado em 04/07/2025 - 14:08  | Atualizado em 04/07/2025 - 14:31
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    Foto da entrada da UFT com o brasão com letras em caixa alta
    UFT é parceira na oferta do curso de aperfeiçoamento voltado a gestores escolares, em parceria com o MEC (Foto: Daniela dos Santos)

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), foi aprovada como instituição parceira na oferta do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares e Técnicos de Secretarias de Educação, no âmbito do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa visa fortalecer a atuação de gestores escolares em todo o Brasil, por meio de uma formação voltada à troca de experiências e à escuta ativa como ferramentas para qualificar a gestão pública da educação.

    Com início das aulas previsto para agosto de 2025, o curso será ofertado em formato virtual, com carga horária total de 210 horas, distribuídas entre atividades com horário definido e atividades de realização flexível. A proposta pedagógica inclui encontros semanais ao vivo, realizados por meio da plataforma Google Meet, além do acesso a conteúdos interativos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/MEC).

    Ao todo, a UFT atenderá duas turmas de 200 cursistas cada, totalizando 400 gestores escolares por semestre, entre diretores e técnicos de secretarias de educação de diversas regiões do país. A seleção dos participantes foi conduzida diretamente pelo MEC e já está concluída.

    Coordenado pela professora da UFT, Roseli Bodnar, o curso tem como objetivo promover uma cultura de colaboração e escuta no ambiente escolar, valorizando o repertório e a vivência dos gestores públicos da educação. “O curso de Mentoria foi pensado para ser um grupo de discussão e apoio aos diretores e técnicos das escolas, com foco nas experiências de cada um. É uma formação que promove o diálogo entre pares e a valorização da escuta ativa”, destaca a coordenadora.

    A metodologia adotada parte do princípio de que a formação do gestor escolar deve considerar os contextos reais e os desafios cotidianos da escola pública. Assim, a mentoria se configura como um espaço de troca de saberes, construção coletiva de soluções e fortalecimento de redes de apoio entre profissionais da educação básica.

    Formação estratégica para a gestão democrática

    Com enfoque na democratização da gestão escolar e no fortalecimento da cultura participativa, a proposta formativa da mentoria pretende contribuir diretamente para a melhoria da qualidade da educação pública. “Nos encontros síncronos, os cursistas compartilham vivências, enfrentam juntos os dilemas da gestão e constroem soluções colaborativas. Essa troca é o que torna a mentoria um instrumento estratégico de apoio e formação contínua para os gestores educacionais”, reforça Bodnar.

    A UFT aguarda agora a finalização dos trâmites de assinatura do termo de descentralização de recursos para iniciar oficialmente a oferta do curso, prevista para o segundo semestre deste ano.


    Tags:  Propesq,  Proditec,  MEC,  Formação Continuada,  Palmas,  Mentoria.  
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