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UFT é aprovada como universidade parceira para formação de diretores e técnicos escolares em projeto de Mentoria do MEC
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), foi aprovada como instituição parceira na oferta do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares e Técnicos de Secretarias de Educação, no âmbito do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa visa fortalecer a atuação de gestores escolares em todo o Brasil, por meio de uma formação voltada à troca de experiências e à escuta ativa como ferramentas para qualificar a gestão pública da educação.
Com início das aulas previsto para agosto de 2025, o curso será ofertado em formato virtual, com carga horária total de 210 horas, distribuídas entre atividades com horário definido e atividades de realização flexível. A proposta pedagógica inclui encontros semanais ao vivo, realizados por meio da plataforma Google Meet, além do acesso a conteúdos interativos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/MEC).
Ao todo, a UFT atenderá duas turmas de 200 cursistas cada, totalizando 400 gestores escolares por semestre, entre diretores e técnicos de secretarias de educação de diversas regiões do país. A seleção dos participantes foi conduzida diretamente pelo MEC e já está concluída.
Coordenado pela professora da UFT, Roseli Bodnar, o curso tem como objetivo promover uma cultura de colaboração e escuta no ambiente escolar, valorizando o repertório e a vivência dos gestores públicos da educação. “O curso de Mentoria foi pensado para ser um grupo de discussão e apoio aos diretores e técnicos das escolas, com foco nas experiências de cada um. É uma formação que promove o diálogo entre pares e a valorização da escuta ativa”, destaca a coordenadora.
A metodologia adotada parte do princípio de que a formação do gestor escolar deve considerar os contextos reais e os desafios cotidianos da escola pública. Assim, a mentoria se configura como um espaço de troca de saberes, construção coletiva de soluções e fortalecimento de redes de apoio entre profissionais da educação básica.
Formação estratégica para a gestão democrática
Com enfoque na democratização da gestão escolar e no fortalecimento da cultura participativa, a proposta formativa da mentoria pretende contribuir diretamente para a melhoria da qualidade da educação pública. “Nos encontros síncronos, os cursistas compartilham vivências, enfrentam juntos os dilemas da gestão e constroem soluções colaborativas. Essa troca é o que torna a mentoria um instrumento estratégico de apoio e formação contínua para os gestores educacionais”, reforça Bodnar.
A UFT aguarda agora a finalização dos trâmites de assinatura do termo de descentralização de recursos para iniciar oficialmente a oferta do curso, prevista para o segundo semestre deste ano.