Esse site utiliza cookies
UFT convoca estudantes indígenas e quilombolas para inscrição imediata no Programa de Bolsa Permanência do MEC
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proest) convoca todos os estudantes indígenas e quilombolas a realizarem imediatamente o cadastro no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) do Ministério da Educação (MEC). A orientação foi reforçada pela diretora de Programas de Assistência Estudantil da Proest, Marcela Cristina, após o MEC informar, durante reunião do Fonaprace, a intenção de promover uma força-tarefa nacional para eliminar as listas de espera do Programa de Bolsa Permanência (PBP) no início do próximo semestre.
Embora o MEC não tenha estabelecido prazo limite para o cadastramento, Marcela explica que a recomendação da Proest é que os estudantes elegíveis façam a inscrição o quanto antes. Segundo ela, manter a lista de espera atualizada é condição essencial para que a UFT possa receber novas bolsas caso a ação nacional seja implementada.
A inscrição ocorre em duas etapas. A primeira consiste na criação do cadastro no SISBP, por meio do link https://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso. Em seguida, o estudante deve enviar a documentação comprobatória pelo link disponível na página da Proest/UFT, onde também estão publicados os modelos de declarações atualizados para o ano letivo de 2026.
Marcela destaca que estudantes que já constam na lista de espera não precisam reenviar documentos, devendo apenas aguardar a análise. Ela reforça ainda que o estudante consegue confirmar sua inscrição ao visualizar, no Sisbp, a mensagem “Aguarde aprovação da sua solicitação pelo pró-reitor”, após finalizar o cadastro.
Atualmente, cerca de 800 estudantes da UFT recebem a Bolsa Permanência. No entanto, conforme explica a diretora, o número de indígenas e quilombolas que ainda não acessam o benefício pode ser maior do que o contabilizado, já que muitos não se autodeclararam no ingresso ou ainda não enviaram a documentação exigida.
Importância
De acordo com Marcela Cristina, esta é uma oportunidade estratégica para ampliar o alcance da Assistência Estudantil na UFT. Ela afirma que a força-tarefa anunciada pelo MEC pode permitir a concessão de novas bolsas, desde que as universidades apresentem listas de espera consistentes.
“Por isso, estamos convocando todos os estudantes indígenas e quilombolas que ainda não realizaram o cadastro a concluírem o processo no Sisbd e enviarem a documentação o mais rápido possível”, enfatiza.
A Proest informa que estudantes podem procurar os setores de Assistência Estudantil em seus câmpus, caso necessitem de apoio na inscrição. Dúvidas também podem ser enviadas para o e-mail permanenciamec@uft.edu.br ou para o WhatsApp (63) 3229-4156.