Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    UFT conquista mais uma patente com tecnologia sustentável
    INOVAÇÃO

    UFT conquista mais uma patente com tecnologia sustentável

    Nova geleia utiliza subproduto de maracujá para substituir pectina comercial

    Por  Daniel dos Santos  | Publicado em 27/01/2025 - 13:44  | Atualizado em 30/01/2025 - 14:51
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu, no último dia 14 de janeiro, a concessão de mais uma patente, agora referente a uma geleia de guapeva (Pouteria cf. Guardneriana Radlk). O diferencial do produto está na substituição total da pectina comercial por albedo de maracujá, um subproduto sustentável e inovador.

    fruta amarela cortada ao meio e revelando dois caroços pretos em seu interior
    Guapeva é uma fruta típica do Cerrado (Foto: Glendara Martins)

    Desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFT, no Câmpus de Palmas, o projeto foi liderado pela professora Dra. Glêndara Aparecida de Souza Martins e contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O pedido de patente, protocolado em março de 2020, foi aprovado com o número BR 10 2020 005597-6.

    Segundo a professora Glêndara, a invenção tem potencial para gerar impacto positivo em várias áreas. "O projeto consistiu no desenvolvimento de um produto de alto valor comercial a partir de um fruto abundante na Amazônia Legal brasileira, a guapeva. Utilizamos tecnologias sustentáveis que aproveitam subprodutos da indústria alimentícia, reduzindo custos e agregando valor econômico e nutricional. A geleia é rica em vitaminas e compostos bioativos, sendo uma solução para superar a sazonalidade e perecibilidade dos frutos", destacou.

    Pote de plástico com rótulo escrito guapeva geleia
    Geleia de Guapeva teve seu pedido de patente após quase 5 anos (Foto: Glêndara Martins)

    Avanço na inovação

    Atualmente, a UFT possui 62 patentes depositadas, das quais 9 já foram concedidas. Além disso, há 83 softwares registrados e 2 marcas vinculadas à instituição. Para a professora Claudia Auler, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da Inovato, agência de inovação da UFT, essa conquista reforça o papel da universidade no fortalecimento da Propriedade Intelectual e no incentivo à pesquisa aplicada.

    “A concessão das patentes da UFT é um incentivo para transformar o conhecimento acadêmico em soluções sustentáveis e aplicáveis ao mercado. O produto patenteado é um exemplo claro de como a ciência pode agregar valor a subprodutos e contribuir para a economia circular”, afirmou Auler.

    Os interessados em conhecer mais detalhes sobre as tecnologias desenvolvidas pela UFT podem acessar a vitrine tecnológica e o portfólio de patentes no site da Inovato.

    Portfólio de patentes


    Tags:  Releases.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.