Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Simulação da COP 30 na UFT desenvolve práticas diplomáticas em projeto multidisciplinar
    EXTENSÃO E INOVAÇÃO

    Simulação da COP 30 na UFT desenvolve práticas diplomáticas em projeto multidisciplinar

    Na sexta edição, projeto do curso de Relações Internacionais (Câmpus de Porto Nacional), envolverá acadêmicos de RI, Jornalismo, Direito e outros cursos

    Por  Jordanna Simonelle | Revisão e Edição: Samuel Lima  | Publicado em 20/10/2025 - 18:06  | Atualizado em 20/10/2025 - 19:41
    Compartilhe:

    Entre os dias 21 e 23 de outubro, estudantes da UFT participarão da sexta edição do SimulaRI, projeto de inovação pedagógica do curso de Relações Internacionais, que promove discussões e negociações, simulando a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), o principal evento internacional sobre crise climática e meio ambiente. A atividade será realizada de forma on-line e presencial, no Auditório de Conselhos da Reitoria, no Câmpus de Palmas.

    O projeto SimulaRI tem como objetivo proporcionar aos estudantes a vivência de ações desempenhadas pela diplomacia e de outras dinâmicas comuns à carreira internacional. Cada equipe representa a delegação de um país e é formada por estudantes de Relações Internacionais, Direito, Jornalismo e outros cursos da UFT.

    O coordenador do projeto, professor Jan Marcel, enfatiza os objetivos educacionais do SimulaRI, como oportunidade de preparação para os desafios no cenário global. "É uma ferramenta ativa de ensino, que busca potencializar a aprendizagem de conceitos, teorias e processos decisórios dentro das relações internacionais", complementa.

    O evento conta com a participação ativa de estudantes do curso de Relações Internacionais, por ser, também, parte do Projeto de Inovação Pedagógica (PIIP) e do Projeto de Extensão Simulações em Relações Internacionais (SimulaRI 5.0 e Mini SimulaRI).

    Conforme Luna Monteles, integrante da organização do evento , a escolha da COP 30 como tema é estratégica, não apenas pelo seu peso no debate internacional, mas também por sua realização no Brasil, em Belém (PA), em novembro. "Isso reforça a relevância de aproximar o debate climático, o debate sobre a crise climática que nos assola no contexto amazônico e também pensando onde a nossa universidade está situada", comenta Luna.

    A comissão organizadora elabora guias de estudos e regras para basear os estudantes que atuarão como delegados. O Guia de Regras segue o modelo da COP, que se diferencia de outros comitês simulados. “Nas votações, por exemplo, a diferença é que o formato da COP prega pelo consenso, não o voto para que, de fato, algum acordo seja efetivado", explica Luana.

    Os delegados atuarão em duplas, representando um país e agindo de acordo com seus interesses e agenda durante a COP. O idioma oficial da simulação é o português, mas os discursos de abertura e posicionamentos oficiais podem ser feitos na língua adotada pelo país representado, a critério dos representantes. As sessões ocorrerão nos dias 22 e 23 de outubro, das 8h30 às 17h.

    Parceria com outros cursos

    Os participantes do SimulaRI tiveram a oportunidade de participar de uma oficina especialmente preparada pela Sagaz Jr., empresa júnior do curso de Jornalismo. Neste ano, o projeto contou com a colaboração de outros cursos na organização e realização do evento, com destaque para a participação ativa do curso de Jornalismo.

    Além disso, o SimulaRI recebeu o apoio do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (Piip), fortalecendo ainda mais a proposta pedagógica do evento. A cobertura jornalística ficou por conta dos estudantes das disciplinas Produção de Texto 2 e Jornalismo Especializado 2.

    Os integrantes da organização participaram  com uma oficina sobre Media Training e Coletiva de Imprensa, ministrada pelo professor do curso de Jornalismo e orientador da Sagaz, Marco Túlio Câmara.

    “A oficina foi uma prévia muito interessante de conhecermos a dinâmica do evento e compartilharmos expectativas e experiências. O SimulaRI é uma excelente oportunidade para nossos estudantes também praticarem a cobertura de um evento internacional, portando-se como correspondentes, e exercitarem atividades como coletiva de imprensa e produção jornalística em tempo real”, destaca o professor.

    Informações adicionais

    O podcast "Foca na Pauta", realizado pelo Piip de Jornalismo, está fazendo uma cobertura especial do evento. Além disso, a página oficial do SimulaRI no Instagram (@simulariuft) posta constantemente informações e atualizações sobre a programação. Interessados em acompanhar a simulação podem fazer inscrição na abertura, no dia 22 de outubro. (Com informações da Comissão Organizadora do SimulaRI- UFT)


    Tags:  Relações Internacionais,  Jornalismo,  Direito,  COP 30,  VI SimulaRI 2025.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.