Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Seminário reúne 600 participantes em Palmas para debater escola em tempo integral
    EDUCAÇÃO INTEGRAL

    Seminário reúne 600 participantes em Palmas para debater escola em tempo integral

    Evento da Região Norte abriu com manifestações culturais e contará com palestras e mesas sobre os desafios e perspectivas da educação integral no Brasil

    Por  Daniel dos Santos | Com informações de Jocyléia Santana dos Santos  | Publicado em 29/09/2025 - 17:13  | Atualizado em 29/09/2025 - 17:32
    Compartilhe:

    Com a presença de cerca de 600 pessoas, teve início nesta quarta-feira (24) o II Seminário Regional do Programa Escola em Tempo Integral – Região Norte, realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas (TO). O evento, que reúne pesquisadores, gestores, educadores e autoridades, constitui um importante espaço de diálogo sobre os caminhos e desafios da educação integral no Brasil.

    Cultura popular marca o início do evento

    A abertura do seminário foi embalada por uma apresentação cultural do Grupo Irmãos Ferreira, de Luzimangues, que trouxe ao palco expressões tradicionais da cultura popular tocantinense com performances de Folia e Suça. A apresentação emocionou o público e destacou a importância da valorização das manifestações culturais regionais no contexto da educação integral.

    três homens e duas mulheres em cima de um palco com telão de led ao fundo
    Foto: Jocyleia Santana

    Abertura oficial reúne autoridades e lideranças da educação

    A mesa de abertura contou com a presença de diversas autoridades da área educacional. Participaram do momento solene o Prof. Dr. Alexandre Falcão (MEC/COGEITI), a Profa. Dra. Ney Cristina M. Oliveira (UFPA), coordenadora regional do programa de formação, e a Profa. Dra. Rosilene Lagares (UFT), coordenadora estadual do Programa no Tocantins.

    Também estiveram presentes o Prof. Dr. Marcelo Leineker Costa, vice-reitor da UFT, representando a reitora Profa. Dra. Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem; o Secretário Executivo de Estado da Educação do Tocantins, Eurípides Fernandes Cunha, representando o secretário Hércules Jackson Moreira Santos; e a Secretária Municipal de Educação de Palmas, Profa. Anice de Souza Moura.

    A mesa contou ainda com a presença do Prof. Humberto de Campos Castilho, presidente da Undime-TO; do Prof. Odenilson Pereira de Sousa, coordenador da Uncme-TO; e do Prof. Me. Fábio Lopes, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Palmas.

    Conferência de abertura aborda desafios da educação integral

    A programação seguiu com a conferência de abertura intitulada "A Política de Educação Integral em Escola de Tempo Integral: desafios e perspectivas para a educação brasileira", ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre Falcão (MEC/COGEITI). A condução da mesa ficou a cargo da Profa. Dra. Rosilene Lagares (UFT) e da Profa. Dra. Ney Cristina M. Oliveira (UFPA).

    Palestras aprofundam debate sobre dever do Estado e estratégias do programa

    No período da tarde, a Profa. Dra. Jaqueline Moll (UFRGS/URI/União Planetária) ministrou a palestra "Educação Integral em Tempo Integral: compromisso político e dever do Estado", destacando a importância da política pública como responsabilidade do Estado. A atividade foi coordenada pelo Prof. Me. Wilson Barroso (UFPA).

    Encerrando o primeiro dia, o debate se aprofundou com a mesa "A Política de Educação Integral no Programa Escola em Tempo Integral: plano político-pedagógico, estratégias e intersetorialidade", que contou com as participações do Prof. Dr. Orlando N. B. Souza (UFPA), da Profa. Dra. Aparecida Zuin (UNIR) e da Profa. Dra. Telma Guerreiro Barroso (UFPA), sob coordenação da Profa. Dra. Maria de Fátima Matos (UFPA).

    O II Seminário Regional do Programa Escola em Tempo Integral – Região Norte segue até sexta-feira (26), com mesas-redondas, palestras e grupos de trabalho que abordarão as diversas dimensões da educação integral no país, incluindo gestão democrática, intersetorialidade e inclusão.


    Tags:  PPGE,  Palmas,  Pesquisa.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.