Esse site utiliza cookies
Seminário reúne 600 participantes em Palmas para debater escola em tempo integral
Com a presença de cerca de 600 pessoas, teve início nesta quarta-feira (24) o II Seminário Regional do Programa Escola em Tempo Integral – Região Norte, realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas (TO). O evento, que reúne pesquisadores, gestores, educadores e autoridades, constitui um importante espaço de diálogo sobre os caminhos e desafios da educação integral no Brasil.
Cultura popular marca o início do evento
A abertura do seminário foi embalada por uma apresentação cultural do Grupo Irmãos Ferreira, de Luzimangues, que trouxe ao palco expressões tradicionais da cultura popular tocantinense com performances de Folia e Suça. A apresentação emocionou o público e destacou a importância da valorização das manifestações culturais regionais no contexto da educação integral.
Abertura oficial reúne autoridades e lideranças da educação
A mesa de abertura contou com a presença de diversas autoridades da área educacional. Participaram do momento solene o Prof. Dr. Alexandre Falcão (MEC/COGEITI), a Profa. Dra. Ney Cristina M. Oliveira (UFPA), coordenadora regional do programa de formação, e a Profa. Dra. Rosilene Lagares (UFT), coordenadora estadual do Programa no Tocantins.
Também estiveram presentes o Prof. Dr. Marcelo Leineker Costa, vice-reitor da UFT, representando a reitora Profa. Dra. Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem; o Secretário Executivo de Estado da Educação do Tocantins, Eurípides Fernandes Cunha, representando o secretário Hércules Jackson Moreira Santos; e a Secretária Municipal de Educação de Palmas, Profa. Anice de Souza Moura.
A mesa contou ainda com a presença do Prof. Humberto de Campos Castilho, presidente da Undime-TO; do Prof. Odenilson Pereira de Sousa, coordenador da Uncme-TO; e do Prof. Me. Fábio Lopes, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Palmas.
Conferência de abertura aborda desafios da educação integral
A programação seguiu com a conferência de abertura intitulada "A Política de Educação Integral em Escola de Tempo Integral: desafios e perspectivas para a educação brasileira", ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre Falcão (MEC/COGEITI). A condução da mesa ficou a cargo da Profa. Dra. Rosilene Lagares (UFT) e da Profa. Dra. Ney Cristina M. Oliveira (UFPA).
Palestras aprofundam debate sobre dever do Estado e estratégias do programa
No período da tarde, a Profa. Dra. Jaqueline Moll (UFRGS/URI/União Planetária) ministrou a palestra "Educação Integral em Tempo Integral: compromisso político e dever do Estado", destacando a importância da política pública como responsabilidade do Estado. A atividade foi coordenada pelo Prof. Me. Wilson Barroso (UFPA).
Encerrando o primeiro dia, o debate se aprofundou com a mesa "A Política de Educação Integral no Programa Escola em Tempo Integral: plano político-pedagógico, estratégias e intersetorialidade", que contou com as participações do Prof. Dr. Orlando N. B. Souza (UFPA), da Profa. Dra. Aparecida Zuin (UNIR) e da Profa. Dra. Telma Guerreiro Barroso (UFPA), sob coordenação da Profa. Dra. Maria de Fátima Matos (UFPA).
O II Seminário Regional do Programa Escola em Tempo Integral – Região Norte segue até sexta-feira (26), com mesas-redondas, palestras e grupos de trabalho que abordarão as diversas dimensões da educação integral no país, incluindo gestão democrática, intersetorialidade e inclusão.