Esse site utiliza cookies
Semana de Engenharia Ambiental teve foco em sustentabilidade, mulheres na ciência e egressos da UFT
Na Semana de Engenharia Ambiental, que aconteceu no final de outubro, o Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) reuniu interessados na área em momentos de discussão sobre os desafios e oportunidades da Engenharia Ambiental para formar profissionais em prol de um ambiente mais sustentável e equilibrado, na busca do crescimento e da evolução dos participantes a partir de novos apoios e parcerias.
Durante as trocas de experiências, o colegiado do curso de Engenharia Ambiental, em parceria com o Centro Acadêmico Guido Ranzane e o Programa de Inovação Pedagógica (PIP), seguiram o tema “Engenharia e Meio Ambiente: Conectando Mulheres, Egressos, Sociedade e Sustentabilidade”, e buscaram difundir conhecimento sobre práticas sustentáveis e fortalecer a rede de apoio entre alunos e profissionais da área, durante debates sobre temas de formação de engenheiros ambientais comprometidos com a evolução do setor.
Mulheres na Engenharia Ambiental: Desafios e Oportunidades
Na programação, ex-alunas do curso de Engenharia Ambiental da UFT, compartilharam suas trajetórias profissionais e as dificuldades enfrentadas por mulheres no mercado de trabalho da área. Participaram do encontro as engenheiras Eliandra de Oliveira Barros, Larissa da Silva Cintra, Rejane Freitas Benevides Almeida, Tatiana Ferreira Wanderley Alves e Glecymara Sousa Gomes. A professora Tatiana Ferreira, por exemplo, ressaltou a importância da constante formação e do fortalecimento da competência profissional das novas engenheiras, enfatizando o impacto das mulheres em um mercado ainda predominantemente masculino.
Primeiro Encontro de Egressos
A Semana contou com o 1º Encontro de Egressos do Curso de Engenharia Ambiental da UFT, com a presença de profissionais que compartilharem suas experiências no mercado de trabalho, discutiram as tendências e oportunidades que surgem no setor, além de oferecerem dicas valiosas aos estudantes, incentivando a criação de uma rede de contatos fundamental para o início da vida profissional. O professor Thiago Bandeira destacou a importância do contínuo aprofundamento técnico para garantir o sucesso dos futuros engenheiros, um ponto de consenso entre os ex-alunos presentes.
Mesa Redonda e Mini-Curso sobre Unidades de Conservação
Uma mesa redonda discutiu a temática das “Unidades de Conservação e as Dificuldades na Implementação de Planos de Manejo”, com a presença de especialistas como a bióloga Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves e o juiz Wellington Magalhães. A discussão abordou a importância da criação e gestão eficaz das Unidades, com foco na Área de Proteção Ambiental (APA) do Cantão, que está passando por um processo de revisão de seu Plano de Manejo. O objetivo do encontro foi promover a troca de experiências sobre os desafios enfrentados na implementação de planos de manejo e a preservação ambiental. Ainda nesta parte da programação, o analista ambiental Wallace Rafael Rocha Lopes, ministrou um minicurso sobre o processo de planejamento e gestão ambiental.
Conectando a Sociedade e a Sustentabilidade
A coordenação do evento acredita que a oportunidade fomentou o conhecimento e a construção de uma rede de profissionais e estudantes engajados em transformar o futuro do meio ambiente. As discussões sobre sustentabilidade, o papel das mulheres na engenharia e a formação de profissionais comprometidos facilitaram a troca de experiências entre alunos, ex-alunos e especialistas, destacando desafios e oportunidades no setor. Além disso, o evento reforçou a importância de uma formação contínua e de parcerias para o sucesso dos futuros engenheiros ambientais, promovendo a construção de uma rede de apoio essencial para a carreira profissional.