Esse site utiliza cookies
Semana Acadêmica Integrada 2025 da Engenharia Ambiental debate incêndios florestais e experiências acadêmicas diversas
O curso de Engenharia Ambiental do Câmpus, de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promoveu a Semana Acadêmica Integrada 2025, com uma programação voltada para o debate de temas ambientais atuais e a valorização das experiências acadêmicas e profissionais de seus estudantes.
Mesa-redonda sobre Incêndios Florestais
Um dos destaques do evento foi a mesa-redonda “Incêndios Florestais: Desafios e Medidas de Controle”, mediada pela professora Polliana Gomes Lopes (UFT), que reuniu especialistas para discutir as causas, os impactos e as estratégias de controle dos incêndios florestais — um dos desafios ambientais do Tocantins. Participaram do debate Lyon Cardoso (Naturatins), Rodrigo Sávio de Carvalho Soares (UFT) e Warley Carlos Rodrigues (Earth Innovation Institute), que compartilharam experiências práticas e acadêmicas, abordando desde a formação de brigadas até o manejo integrado do fogo.
Roda de Conversa Quilombola e Indígena
Paralelamente, a Roda de Conversa “Da Graduação ao Mundo do Trabalho: Experiências Quilombolas e Indígenas”, mediada por Dhenha de Oliveira da Silva, presidente do Centro Acadêmico Guido Ranzani, promoveu um espaço de diálogo sobre trajetórias, desafios e inserção profissional de estudantes e egressos quilombolas e indígenas, fortalecendo a reflexão sobre identidade e resistência.
Encontro de Egressos
A programação da Semana Acadêmica foi concluída com o Encontro de Egressos, que proporcionou troca de experiências entre os atuais estudantes e ex-alunos, reforçando a importância da formação crítica e socialmente comprometida. O encontro permitiu a criação de redes de contato, a aproximação com oportunidades de estágio e emprego, e o compartilhamento de trajetórias profissionais em diversas áreas, fortalecendo a conexão entre a universidade e o mercado de trabalho.