Esse site utiliza cookies
Segunda edição do Exato de 2025 tem inscrições abertas até o dia 10 de setembro
Segue até o dia 10 de setembro o prazo de inscrições para a segunda edição de 2025 da prova do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins, que acontece no dia 19 de outubro. O exame vale tanto para estudantes que já concluíram quanto para aqueles que ainda cursando qualquer uma das séries do Ensino Médio e pretendem ingressar em alguma das três instituições federais de ensino superior do estado: a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal de Educação (IFTO). Apesar de ser um exame tocantinense, o Exato é aberto à participação de estudantes de qualquer parte do país.
As inscrições devem ser feitas através de formulário eletrônico acessível a partir do site www.uft.edu.br/exato20252.
Os interessados têm até o dia 10 de setembro para se inscrever e até o dia 11 de setembro para efetuar o pagamento do boleto da taxa de inscrição, que custa R$ 70 (setenta reais).
Mesmo as inscrições já pagas só serão confirmadas no sistema após o prazo de processamento do boleto bancário.
Isenções
Estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, estudantes de baixa renda que estão cursando ou cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, ou como bolsistas em escolas particulares, bem como indígenas e quilombolas podem fazer o Exato gratuitamente. Entretanto, para ter esse benefício assegurado, eles devem ter solicitado a isenção da taxa de inscrição no prazo, que terminou dia 8 de agosto.
Quem tiver o pedido de isenção deferido deve fazer a inscrição e desconsiderar o boleto de pagamento da taxa. Já quem tiver o pedido indeferido precisa, além de fazer a inscrição, efetuar o pagamento do boleto para ter a sua participação na prova garantida.
Importante destacar que, mesmo quem tiver a isenção deferida, só terá a inscrição confirmada no sistema após o processamento das inscrições, a partir do dia 10 de setembro.
O edital, o link de inscrições e mais informações podem ser obtidas na página do Exato 2025 - 2ª edição - no Portal UFT: www.uft.edu.br/exato20252.
Vagas
Como o Exato não é um processo seletivo em si, e sim um exame de habilitação, o edital não prevê vagas, ou mesmo cotas. Ao se inscreverem, os estudantes não escolhem curso, instituição em que desejam estudar ou modalidade de concorrência. Eles escolhem apenas a cidade onde desejam realizar a prova, independentemente do câmpus onde pretendem estudar no futuro.
Contudo, é esperado que as instituições aderentes ao Exato divulguem nas próximas semanas os quadros de vagas com a previsão de oferta dos editais dos processos seletivos pela nota no Exato para ingresso no próximo semestre letivo (2026/1) que serão lançados posteriormente.
Na UFT, metade do total de vagas para novos ingressantes será ofertada pela nota do Exato, no PS Exato, e a outra metade pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Já o IFTO anunciou que 100% das suas vagas nos cursos superiores passarão a ser ofertados pelo Exato. A UFNT ainda está discutindo a destinação de suas vagas aos diferentes processos seletivos, mas confirma que, assim como a UFT, terá o Exato como uma de suas principais formas de ingresso.
Outro ponto a ser esclarecido é que cada instituição pode definir no edital dos processos seletivos seus próprios critérios, inclusive se aceita ou não notas de edições anteriores do Exato. No PS Exato da UFT o estudante pode utilizar notas de qualquer uma das edições do exame realizadas até agora e, se fizer mais de uma prova, pode optar pelo seu melhor desempenho na hora de concorrer a vagas.
Sobre a prova
A prova do Exato será aplicada no dia 19 de outubro nos 14 municípios do estado que possuem câmpus da UFT, da UFNT e/ou do IFTO: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Elaborado com base no currículo da Educação Básica do estado do Tocantins, o exame é realizado em dois turnos, pela manhã e à tarde, e consiste em 80 questões objetivas divididas em quatro áreas do conhecimento, mais uma prova de redação.
Os conteúdos que poderão ser avaliados nas provas, assim como a lista de obras literárias regionais indicadas e os macrotemas que poderão ser abordados na prova de redação constam no edital de abertura.