Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Segunda edição de 2025 da prova do Exato terá 171 participantes com atendimento especial
    INCLUSÃO E EQUIDADE

    Segunda edição de 2025 da prova do Exato terá 171 participantes com atendimento especial

    Concessões visam garantir a acessibilidade e a igualdade de condições aos estudantes que buscam ingressar no Ensino Superior

    Por  Bianca Zanella  | Publicado em 18/09/2025 - 20:46  | Atualizado em 18/09/2025 - 21:30
    Compartilhe:

    A segunda edição de 2025 da prova do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato), que será aplicada no dia 19 de outubro em 14 municípios do estado, terá 171 participantes com atendimento especial. Um total de 222 solicitações foram registradas durante o processo de inscrições, das quais 141 foram totalmente deferidas e 30 serão parcialmente atendidas. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (18) pela Copese, coordenação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) responsável pela realização da prova, que publicou o resultado final dos pedidos de atendimento especial após a análise dos recursos. O número total de inscritos para o exame será divulgado no dia 25 de setembro, e os locais de prova no dia 3 de outubro.

    Os números de atendimentos especiais revelam um crescimento na demanda dos participantes por acessibilidade na prova, e demonstram o esforço contínuo da Copese para assegurar a inclusão dos estudantes com as mais variadas demandas. A quantidade de atendimentos concedidos nesta edição do Exato (2ª de 2025) teve um aumento de cerca de 57% em relação à edição realizada no primeiro semestre, e de 171% em relação à primeira edição do Exato, realizada em 2024. Já a demanda (total de pedidos registrados, deferidos ou não), cresceu 38% em relação ao primeiro Exato de 2025 e 221% em relação ao Exato de 2024.

    "Esses números refletem o fato de que cada vez mais pessoas estão se conscientizando desses direitos, e também são consequência do trabalho de divulgação sobre o edital e do empenho da Copese em atender o máximo de solicitações, dentro dos limites do que é previsto pela legislação e do que é razoável", comenta Graciela Barros, coordenadora operacional do Exato.

    Conforme o edital, atendimento especial é a oferta de condições específicas para realização das provas aos participantes que apresentem necessidades especiais por situações diversas, temporárias ou permanentes. Para tanto, a Copese disponibiliza recursos como auxílio de fiscal para leitura da prova ou para transcrever as respostas das questões, intérprete de Libras, prova ampliada com letras maiores que o padrão para quem tem baixa visão, salas especiais com menos candidatos, individuais ou de fácil acesso, mesas e cadeiras adaptadas, possibilidade de amamentação durante a prova, uso de aparelhos auditivos, tempo adicional e outros.

    Na segunda edição do Exato em 2025, 12, dos 14 municípios de aplicação da prova, terão casos de atendimento especial. A maior parte se concentra em Palmas (52%) e Araguaína (13%) e são ocorrências que se referem a condições ou deficiências mentais/intelectuais dos participantes (54%), que precisam de sala especial ou tempo adicional para realizar a prova, entre outras solicitações. Ocorrências relativas a circunstâncias físicas ou motoras somam 9% dos casos, e também há solicitações relacionadas a deficiências visuais, auditivas, necessidade de amamentar durante a prova e outras situações.

    Os pedidos de atendimento especial se referem, principalmente, à necessidade de tempo adicional de uma hora para concluir a prova (39% das ocorrências), e de salas especiais com quantidade reduzida de participantes (28% das ocorrências), o que precisa ser devidamente justificado por laudo médico. Cadeiras para canhotos são 10% das solicitações, provas ampliadas 6%, auxílio de transcritor 5%, salas de fácil acesso 3% e mesas adaptadas para cadeira de rodas 2%. Outras solicitações diversas são referentes ao uso de medicamentos durante a prova, sala individual para pessoas com doenças contagiosas ou por outros motivos, uso de abafadores de ouvido e uso de calculadora para pessoas com discalculia comprovada.

    Histórico de Atendimentos Especiais no Exato

     

    Exato 2025 - 2ª Edição

    Exato 2025 - 1ª Edição

    Exato 2024

    Total de Pedidos Recebidos

    222

    160

    69

    Pedidos Deferidos (totalmente)

    141

    96

    43

    Pedidos Deferidos Parcialmente

    30

    12

    20

    Total de Atendimentos Concedidos

    171

    109

    63


    Tags:  Exato,  Estude na UFT,  Graduação,  Prograd,  Palmas,  Arraias,  Gurupi,  Porto Nacional,  Miracema.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.