Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Revista Capim Dourado lança primeiro número de 2025 com dossiê sobre formação docente e impacto do Pibid e PRP
    PROEX

    Revista Capim Dourado lança primeiro número de 2025 com dossiê sobre formação docente e impacto do Pibid e PRP

    A edição especial apresenta o dossiê “Reflexões e percepções sobre a formação de professores nos programas Pibid e PRP”, reunindo experiências, pesquisas e relatos que evidenciam o impacto dessas políticas públicas na formação docente no Brasil

    Por  Eliane Aires | Edição: Denise Neves  | Publicado em 23/05/2025 - 14:25  | Atualizado em 28/05/2025 - 20:16
    Compartilhe:

    A revista “Capim Dourado: Diálogos em Extensão” lançou nesta sexta-feira (23) o número 1 do volume 8, inaugurando as publicações de 2025. Publicada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a edição especial apresenta o dossiê “Reflexões e percepções sobre a formação de professores nos programas Pibid e PRP”, reunindo experiências, pesquisas e relatos que evidenciam o impacto dessas políticas públicas na formação docente no Brasil.

    Com foco no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e no Programa de Residência Pedagógica (PRP), criados respectivamente em 2008 e 2018, a publicação destaca como essas ações têm promovido, ao longo dos anos, a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, possibilitando a imersão dos futuros professores no cotidiano das escolas de educação básica.

    O dossiê reúne 27 textos que abordam, sob diversas perspectivas e áreas do saber, o papel fundamental desses programas na construção de uma educação pública de qualidade. As produções refletem a importância do PIBID e do PRP na promoção da formação continuada dos profissionais envolvidos e no fortalecimento de uma identidade docente sólida, tanto para os licenciandos quanto para os professores que colaboram com sua formação.

    Entre os trabalhos publicados, destacam-se discussões sobre metodologias inovadoras, como a roda de conversa para o desenvolvimento da linguagem oral, a contação de histórias como ferramenta pedagógica, e a produção audiovisual no ensino de Filosofia. Também são apresentados estudos que analisam questões sociais, como a reprodução do capital cultural da branquitude e os debates sobre o uso de celulares nas escolas brasileiras.

    As experiências relatadas no dossiê abrangem diversas regiões do país, com destaque para a formação docente no estado do Tocantins, na Região Norte, e em instituições como a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A diversidade de temas inclui desde o ensino de dança, línguas e literatura, até práticas relacionadas à alfabetização, matemática e educação inclusiva.

    Acesse a revista

    Chamada aberta para o próximo dossiê: “Brasil e Tocantins em Palavras e Infâncias”

    Junto ao lançamento desta edição, a Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão também anuncia a chamada aberta para submissão de trabalhos voltados ao próximo dossiê temático: “Brasil e Tocantins em Palavras e Infâncias: Tecendo Saberes sobre o CNCA e Alfabetiza Mais Tocantins”.

    O objetivo do dossiê é reunir experiências e reflexões sobre a implementação de políticas públicas de alfabetização, com ênfase no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), no Programa Alfabetiza Mais Tocantins e no Programa LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil. A proposta busca evidenciar como essas iniciativas vêm contribuindo para o fortalecimento da aprendizagem na infância, valorizando práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos locais.

    Podem submeter trabalhos pesquisadores, professores, formadores e gestores educacionais que atuam na área da educação e da alfabetização. Serão aceitas contribuições nos formatos de artigos científicos, relatos de experiência e ensaios fotográficos.

    Os interessados podem consultar mais informações e as diretrizes para submissão através deste link. O prazo para envio dos trabalhos vai até o dia 30 de junho.

     


    Tags:  ´Proex,  Revista Capim Dourado,  Periódicos,  Pibid,  Residência Pedagógica.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.